Minha conta
    "Erotismo, fúria e violência": Fábio Assunção explica como personagem de Motel Destino vai muito além de um simples vilão (Entrevista)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Novo longa de Karim Aïnouz chega aos cinemas nesta semana.

    A nova entrada de Karim Aïnouz no cinema de ficção está prestes a ser lançada. Com Motel Destino, o cineasta responsável por A Vida Invisível, O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo apresenta uma narrativa erótica, recheada de suspense, com Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha no elenco principal.

    Projeto desenvolvido pelo Cinema Inflamável e pela Gullane, produtora responsável por projetos como Paloma, Que Horas Ela Volta?, Sintonia e O Rei da TV, a trama tem foco no estabelecimento de beira de estrada localizado no litoral cearense que dá nome ao filme. O pontapé é dado quando Heraldo (Xavier), um jovem em fuga, é acolhido no Motel Destino. Sua chegada transforma completamente o cotidiano das pessoas que vivem ali.

    Aeroporto Central: "É importante não vilanizar a vítima", diz Karim Aïnouz sobre refugiados (Entrevista exclusiva)

    Vindo de papéis em títulos como Fim, Meu Nome é Gal, Desalma e Todas As Flores, Fábio Assunção assume o papel do antagonista Elias, que coordena o estabelecimento onde os principais acontecimentos do filme se desdobram. Em entrevista ao AdoroCinema, o ator revelou como construiu esse personagem sem cair no binarismo maquiavélico, acrescentando camadas do roteiro através de sua atuação.

    “Todo mundo ali está em perigo”

    Gullane / Cinema Inflamável / Pandora Filmes

    “Ele tem uma fúria, é uma pessoa ressentida. Tem uma amargura, uma dor, então entre o bem e o mal você tem uma escala muito grande de possibilidades e o contexto forja muito a sua personalidade.”, explicou Fábio sobre Elias. Para exemplificar o ponto em que o personagem se encontra, o ator citou O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel, em que um grupo de pessoas da elite se reúne para um jantar até que descobrem que a sala não tem saída:

    “Primeiro dia, segundo dia, terceiro dia… começa a faltar água, não tem papel higiênico. Essas pessoas vão se tornando o que, vilões? Não, seres desesperados que antes da primeira noite estavam usando de um privilégio - e é muito fácil ser bom quando você está nesse contexto", disse ele sobre a premissa do longa mexicano em paralelo com Motel Destino. "Agora, quando você fala de fome emocional, de ressentimento, de estado de desamor, desafeto, lugar de medo, confinamento, aí você geralmente vai para esse lugar.”

    Jude Law usou "perfume" de sangue, suor e fezes para filme de diretor brasileiro – atriz sofreu para gravar cenas íntimas com ele

    A partir de personagens tridimensionais, Motel Destino explora a perda, a solidariedade, o amor e o instinto de sobrevivência desses personagens. Nesse sentido, Fábio acredita que “todo mundo ali está em perigo e tem uma dor profunda". Ele acrescenta: "Considero que há uma violência muito potente no filme que não é explícita.”

    “Um dos grandes méritos de Motel Destino é não polarizar estes seres”

    Cinema Inflamável / Gullane / Pandora Filmes

    Para criar essa persona que foge de vilões rasos vistos em diversos filmes, o segredo de Fábio Assunção é evitar o julgamento, algo que tenta evitar em todos os trabalhos. “Não julgo. O que é bom! Gosto [disso] porque tem filmes que se encaminham para isso, 'esse é o bom e esse é o mau', e um dos grandes méritos de Motel Destino é não polarizar esses seres”, reflete.

    Entre as camadas que compõem Elias, e toda a narrativa do longa-metragem, o erotismo funciona tanto como escape quanto como libertação. Sobre esse aspecto, o ator explica que “esse nível erótico vem da pulsão de vida, essa pulsão das pessoas”. Sobre a relação do antagonista com a sexualidade, ele completa:

    “Não acho que o Elias é rígido em relação a isso. Ele fica espiando, ele tem o seu nível de perversidade nessa área, mas acho que isso é bem parte também da textura do cinema do Karim. Ele traz isso porque é um componente que a gente tem, [seja] exercendo ou reprimido. E o erótico é uma coisa muito importante, define muito a relação que as pessoas que estão com a própria vida. Isso traz fisicalidade, mas é um erotismo todo meio escondido, que se dá pelos cantos. Não é uma erótico num lugar saudável, é num lugar de angústia. É um erótico que tem uma fúria e uma certa violência.”

    Motel Destino chega aos cinemas brasileiros em 22 de agosto.

    Motel Destino
    Motel Destino
    Data de lançamento 22 de agosto de 2024 | 1h 52min
    Criador(es): Karim Aïnouz
    Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    4,0
    Ver sessões (44)

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top