Pat Buttram nasceu no Alabama e viveu a vida de um caubói de cinema. Na verdade, é raro ver fotos dele sem estar vestido com uma roupa típica do sul ou com um chapéu de caubói e uma corda. Com o passar dos anos, o ator se tornou um dos rostos mais representativos da América rural, aparecendo em dezenas de filmes de faroeste na televisão e no cinema. Tanto que até acabou ajudando a fazer discursos para seu ex-parceiro Ronald Reagan quando este concorreu à presidência. Mas, ao contrário dele, não recusou sua participação em De Volta para o Futuro 3.
Como a terceira parte da saga de viagem no tempo se passa em 1885, Robert Zemeckis queria trazer de volta várias lendas esquecidas do faroeste, como Buttram, Harry Carey Jr. (que fez nove filmes ao lado de John Wayne) e Dub Taylor. Mas Reagan resistiu a eles e se recusou a aparecer depois de ter sido presidente dos Estados Unidos. Era uma época diferente.
De qualquer forma, se Reagan tivesse lido o roteiro, talvez tivesse notado uma aparente inconsistência que ainda hoje nos incomoda: por que, se Doc Brown conheceu Marty McFly em 1955, ele não se lembra de coisas básicas sobre ele em 1985 - e, portanto, em 1885? Zemeckis e seu co-roteirista, Bob Gale, têm não uma, mas três teorias. A primeira é que o efeito de ruptura da viagem no tempo (aquele que faz as fotografias desaparecerem) não afeta a memória. Essa é uma possibilidade.
A segunda sugere que o Doc de 1955 tomou muitas drogas na década de 1960 e acabou se esquecendo. A terceira, que ele se lembra de tudo, mas age como se não se lembrasse para não quebrar o continuum espaço-tempo (essa é a que eu acredito, aliás). E, finalmente, a quarta enfatiza que o continuum sempre tenta permanecer como era, e quando acontecem coisas que o mudam, ele tenta se corrigir, como se fosse um rio. Tudo menos reconhecer que talvez o roteiro precisasse de outra revisão rápida.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!