Neste sábado (17), o Brasil se despediu de um dos maiores nomes da comunicação na televisão brasileira. Aos 93 anos de idade, Silvio Santos faleceu devido a complicações decorrentes de um quadro de H1N1.
O apresentador e empresário deixou um legado de 60 anos de carreira na televisão, onde criou uma conexão única com o público e, naturalmente, inspirou grandes nomes do entretenimento.
Além de seus programas, a história de vida de Silvio Santos também foi fonte de inspiração para a criação de séries e filmes documentais sobre sua trajetória, nos quais alguns atores tiveram a oportunidade de eternizar sua própria interpretação da figura de Senor Abravanel
Daniel Boaventura em Hebe - A Estrela do Brasil
Em 2019, Andréa Beltrão estrelou a cinebiografia de uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira, Hebe Camargo. Hebe foi apresentadora, cantora, radialista, humorista e atriz, e trabalhou no SBT entre 1986 e 2010, onde realizou programas como Hebe por Elas, Fora do Ar, além de participar do Teleton e de especiais humorísticos, como Romeu e Julieta.
No filme Hebe - A Estrela do Brasil, o ator Daniel Boaventura (Tapas e Beijos) fez uma participação especial como Silvio Santos, dono da emissora, com quem Hebe desenvolveu uma relação de admiração profissional e pessoal ao longo de sua carreira.
José Rubens Chachá, Mariano Mattos Martins e Guilherme Reis em O Rei da TV
Uma produção nacional e original da Star+, O Rei da TV é a série biográfica que acompanha a juventude de Silvio Santos, desde seus tempos como vendedor ambulante até o início de sua carreira como locutor. A série também explora a veia empresarial ousada de Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, sua relação com a televisão e o sonho de ter sua própria emissora, o SBT.
Para representar cada fase da vida do icônico apresentador, foram escalados três atores. Guilherme Reis interpretou Silvio em sua juventude, no início da carreira. Mariano Mattos assumiu o papel durante os primeiros anos de Silvio à frente da televisão, quando ele já estava mais velho, mas ainda longe de se tornar a figura imponente que José Rubens Chachá representaria em sua versão mais madura como o empresário Silvio Santos.
Chachá dominou boa parte das telas durante as duas temporadas da série, com uma impressionante caracterização de Senor Abravanel.
Rodrigo Faro em Silvio
Previsto para ser lançado em setembro, o filme Silvio é baseado no famoso sequestro do apresentador Silvio Santos e de sua filha Patrícia Abravanel, que paralisou o Brasil em agosto de 2001. Rodrigo Faro foi o escolhido para interpretar esse momento turbulento da vida de Silvio.
O ator e apresentador é um dos nomes de destaque na Record TV, desde 2014, com seu programa Hora do Faro, além de ser amigo e admirador de Silvio Santos.
Tom Cavalcante em Show do Tom
Embora Tom Cavalcante não tenha interpretado Silvio Santos em uma produção biográfica oficial, ele se tornou amplamente conhecido por sua imitação do apresentador. Com paródias dos clássicos bordões, vestimenta característica e os tradicionais cânticos, o humorista sempre encontrava uma forma de homenagear, à sua maneira, a grande figura de Silvio Santos durante o programa Show do Tom.
Tom é apenas um dos muitos comediantes que imitaram Silvio ao longo de sua vida, como Wellington Muniz (Ceará), Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Geraldo Magela, entre tantos outros artistas brasileiros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!