Após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, o estado gaúcho dá os primeiros passos no retomada de grandes eventos com a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que chegou ao fim na noite deste sábado (17) consagrando Oeste Outra Vez, do diretor Erico Rassi, como o grande vencedor da competição.
Com Babu Santana e Ângelo Antônio, o longa ambientado no sertão de Goiás acompanha uma história introspectiva de um grupo de homens cercados e afeitos à violência em uma referência ao gênero faroeste. Ainda sem data de estreia confirmada nos cinemas, o filme vencedor de três categorias dividiu o protagonismo da noite com Estômago 2: O Poderoso Chef, sequência do aclamado filme de 2007 que acompanha a história do cozinheiro Raimundo Nonato (João Miguel).
Com o retorno de Marcos Jorge à direção da sequência, Estômago 2 levou para casa nada menos do que cinco troféus, incluindo Melhor Filme pelo Júri Popular, categoria especial com votação aberta para o público.
Outros destaques ainda incluem Cidade; Campo, da diretora Juliana Rojas, eleito como o melhor filme da edição pelo júri da crítica especializada, e Filhos do Mangue, que teve a cineasta Eliane Caffé premiada na categoria de Melhor Direção. Confira a lista completa de vencedores.
Festival de Cinema de Gramado: Lista de vencedores
- Melhor filme: Oeste Outra Vez
- Melhor direção: Eliane Caffé (Filhos do Mangue)
- Melhor ator: João Miguel e Nicola Siri (Estômago 2: O Poderoso Chef)
- Melhor atriz: Fernanda Vianna (Cidade; Campo)
- Melhor roteiro: Estômago 2: O Poderoso Chef
- Melhor fotografia: Oeste Outra Vez
- Melhor montagem: Barba Ensopada de Sangue
- Melhor ator coadjuvante: Rodger Rogério (Oeste Outra Vez)
- Melhor atriz coadjuvante: Genilda Maria (Filhos do Mangue)
- Melhor direção de arte: Estômago 2: O Poderoso Chef
- Melhor trilha musical: Estômago 2: O Poderoso Chef
- Melhor desenho de som: Pasárgada
- Prêmio especial do júri: O Clube das Mulheres de Negócios
- Júri popular: Estômago 2: O Poderoso Chef
- Júri da crítica: Cidade; Campo
- Melhor filme em curta-metragem: Pastrana
- Melhor filme longa- metragem documental: Clarice Niskier: Teatro dos pés à Cabeça
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!