Quem aprecia o cinema de Hollywood dos anos 80 e 90 conhece bem o seu rosto: simplesmente não havia como contornar Kevin Kline naquela época. Vamos relembrar sua carreira - e contar o que o premiado ator está fazendo hoje.
O versátil ator, assim como Jeff Goldblum, Tom Hanks e Bill Murray, inicialmente começou sua carreira de ator no palco. Ingressou em um grupo de teatro durante seus primeiros anos de estudo na Universidade de Indiana antes de ir para Nova York no início dos anos 70 e treinar na renomada Juilliard.
Ele então viajou pelos Estados Unidos com a companhia de atuação e comemorou vários sucessos no palco. Kline até recebeu um Tony (o Oscar do teatro) por seu papel na peça On The Twentieth Century, dirigida por Hal Prince.
Para ver hoje à noite no streaming: Uma comédia divertida que permanece imbatível 36 anos após sua estreiaFoi assim que a carreira cinematográfica de Kevin Kline começou
Em 1976 ousou pela primeira vez se colocar diante das câmeras: teve uma breve aparição na longa mas pouco conhecida novela Search for Tomorrow, mas primeiro voltou ao teatro, onde apareceu em várias peças de Shakespeare, entre outras produções.
Somente em 1982 ele foi persuadido a assumir seu primeiro papel no cinema, o que mudou tudo para o ator: ele estrelou ao lado de Meryl Streep na adaptação literária de A Escolha de Sofia - e logo em seguida ganhou o prêmio de Melhor Ator Jovem no Globo de Ouro e foi indicado ao BAFTA Awards.
A partir daí, Hollywood não o deixou ir. Isso foi seguido por aparições altamente aclamadas em filmes como O Reencontro, Silverado e Um Grito de Liberdade antes dele também demonstrar seu talento cômico em 1988 – e assim celebrar talvez seu maior triunfo: seu papel coadjuvante no clássico Um Peixe Chamado Wanda, lhe rendeu seu primeiro (e até agora único) Oscar – e o encorajando a continuar perseguindo seu lado cômico.
Os anos 90 foram, portanto, caracterizados por comédias: de Te Amarei Até Te Matar a Dave - Presidente por um Dia a Surpresas do Coração e Ferocidade Máxima, que o viu novamente com suas co-estrelas de Um Peixe Chamado Wanda, John Cleese, Jamie Lee Curtis e Michael Palin. Em 1997, ele também fez parte do elenco da aclamada tragicomédia de Ang Lee, Tempestade de Gelo, e dois anos depois se aventurou (sem muito sucesso) no território de grande da ação em As Loucas Aventuras de James West com Will Smith.
Kevin Kline nunca conseguiu recuperar totalmente as alturas que alcançou nas décadas de 80 e 90, mas continuou a ser visto no cinema nos anos 2000, incluindo o drama Tempo de Recomeçar e vários papéis coadjuvantes em comédias como Correndo Atrás do Diploma.
Na última década, a situação ficou gradualmente mais calma para o ator nascido no Missouri. A maioria dos longas em que ele apareceu passaram despercebidos (com exceção da comédia Última Viagem a Vegas, com Robert De Niro, Morgan Freeman e Michael Douglas) – e do live-action da Disney, A Bela e a Fera, que foi seu filme de maior sucesso comercial até o momento, com Kline se despedindo temporariamente dos holofotes.
Um dos filmes mais caros da história da Disney e o responsável pela febre de live-actions nos últimos anosDo teatro ao cinema – e vice-versa
Pelo menos foi o que pareceu para muitos. Kevin Kline na verdade não fez uma pausa, mas voltou para a Broadway. Ele ganhou seu terceiro prêmio Tony por seu papel em Present Laughter, de Noël Coward, e foi celebrado tanto pelo público quanto pela imprensa. Por exemplo, a conhecida crítica literária Marilyn Stasio escreveu na Variety: “O que faríamos sem Kevin Kline?”
Você também pode ter ouvido Kline nos últimos anos, já que ele tem dublado na sitcom de animação Bob's Burgers desde 2011. Em 2021, voltou ao cinema no drama da Netflix, Um Ninho Para Dois, onde pôde ser visto ao lado de Melissa McCarthy e Timothy Olyphant, e na comédia dramática The Good House, atuando pela terceira vez ao lado de Sigourney Weaver.
Uma série de alto nível será lançada em 11 de outubro: a produção da Apple Difamação, dirigida pelo cineasta de Gravidade e Roma, Alfonso Cuarón, reunindo-o pela primeira vez com a vencedora do Oscar, Cate Blanchett.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!