O Último Pistoleiro foi o último filme de John Wayne. E melhor ainda, é um faroeste excelente onde a história pessoal do ator se mistura com a ficção e a emoção é palpável.
Em 13 de janeiro de 1976, John Wayne começou a filmar O Último Pistoleiro, no qual interpretou um criminoso moribundo sofrendo de câncer. Ele se sentia próximo do tema, pois, segundo ele, "já havia vencido o câncer", referindo-se à sua remissão do tumor no pulmão em 1969, alcançada após uma cirurgia e cinco anos de tratamento.
A emoção que emerge da atuação de Wayne, claramente cansado, mas também de seu personagem, J.B. Books, leva o filme a outro patamar. Além disso, o faroeste apresenta grandes figuras do gênero como James Stewart, Richard Boone, John Carradine, Ron Howard e, mais inesperadamente, Lauren Bacall.
O filme é dirigido por Don Siegel, diretor de Perseguidor Implacável, que se dá bem com John Wayne e se compromete com as propostas do ator, que nem sempre lhe agradam. Fisicamente, nos bastidores, Wayne tem dificuldade para respirar e se cansava rapidamente. Uma vez terminadas suas cenas, ele se trancava em seu quarto para ir dormir cedo e descansar para o dia seguinte.
Após uma infecção no ouvido, o ator perdeu 10 dias de filmagens, causando atrasos na produção e, principalmente, grande preocupação entre a equipe, cujos membros se perguntavam se O Último Pistoleiro não seria seu último filme.
Infelizmente, eles não estavam enganados, e Wayne morreu três anos, em decorrência de um câncer de estômago, em 11 de junho de 1979, aos 72 anos.
O filme está disponível na plataforma Prime Video.
Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!