Um homem acima dos 80 anos de idade sofre de demência. Suas memórias ficam cada vez mais confusas, e sua filha faz o possível para cuidar dele com devoção. Mas o homem costuma ser duro e desdenhoso com ela - e, em alguns dias, sequer a reconhece mais.
A trama emocionante pertence a Meu Pai, drama lançado em 2020 pelo francês Florian Zeller - adaptando sua peça homônima de teatro. E o roteiro, que já é excepcional, fica ainda mais impactante ao ser trazido às telas pelas lendas Anthony Hopkins, que interpreta o pai, e Olivia Colman, como sua filha Anne.
O longa marcou a estreia de Zeller como diretor nas telonas, apresentando uma estrutura inteligente que garante a empatia tanto com a confusão do pai quanto com as emoções da filha. Apesar de ser um drama psicológico, o filme provavelmente consegue atormentar mais alguns espectadores do que muitas produções de terror por aí.
Aclamado pela crítica, Meu Pai foi repetidamente classificado entre os melhores títulos de 2021, indicado não a um, mas seis Oscars - incluindo vencendo o de Melhor Roteiro para Zeller e seu coautor Christopher Hampton (Desejo e Reparação), e de Melhor Ator para Hopkins, somando, até hoje, duas estatuetas em sua carreira (a primeira por O Silêncio dos Inocentes).
O filme está disponível na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!