Em 2008 foi lançado o filme de super-herói da Marvel que mais tarde, viria a ser um sucesso absoluto. Homem de Ferro ficou marcado não só pela sua história, mas também pelo seu intérprete que vestiu a armadura vermelha durante 16 anos! Depois de muitos altos e baixos na sua carreira, Robert Downey Jr. simplesmente ajudou a criar uma das maiores franquias da indústria cinematográfica, se tornando uma peça fundamental para o universo Marvel.
Contudo, nem o maior e mais lucrativo papel escapa de eventualmente se tornar sufocante para o ator que o faz. Isso por que a vontade de experimentar algo diferente do habitual tomou conta de Downey Jr. Como ele revelou em uma entrevista para o The New York Times Magazine, a questão principal que pegou nele foi: "Quanto tempo é muito tempo para se passar em um único papel?"
Um alívio ao receber outra proposta
Após tantos anos interpretando o carismático e egocêntrico Tony Stark, Downey Jr. apostou em Dolittle para ser o seu principal personagem fora do MCU, mas a realidade é que o filme foi um fracasso e ainda não era o papel que o astro queria para provar a si mesmo como um bom ator. Os seus dias de vitória só vieram após a proposta de Christopher Nolan para interpretar o ambicioso e rancoroso Lewis Strauss em Oppenheimer.
Parece que o convite de Nolan valeu a pena, dado o sucesso estrondoso do filme, pois rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Downey Jr. Depois de muito tempo vivendo para Tony Stark, o astro revelou ter tido receio antes de aceitar o novo desafio - e cá entre nós, ainda bem que ele aceitou, não é mesmo?
Agora, Downey Jr. tem o melhor dos dois mundos: a validação de uma performance premiada com o maior prêmio do cinema e um generoso pagamento da Marvel por sua próxima aparição como Doutor Destino em Avengers: Doomsday.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!