Harrison Ford é uma das maiores estrelas de todos os tempos: dificilmente algum outro ator moldou Hollywood tanto quanto ele. Afinal, ele fez de Indiana Jones um ícone digno de franquia, e também deixou sua marca como Han Solo na saga Star Wars.
Mas o que muitos não sabem é que, graças a Steven Spielberg, Ford quase estrelou outro mega-blockbuster nos anos 90. Na verdade, o cineasta pretendia escalar a estrela de Força Aérea Um em Jurassic Park, no papel do Dr. Alan Grant - que, eventualmente, acabou sendo interpretado por Sam Neill.
Mas Ford, que era principalmente associado a tramas de caça ao tesouro e batalhas espaciais pelo público em geral, queria investir em enredos mais maduros - e por isso recusou a proposta do lendário diretor.
Spielberg relembrou à Entertainment Weekly: “Fui ao departamento de arte e pedi que fizessem uma pintura fotorrealista de um T-Rex perseguindo Harrison e duas crianças. Enviei-lhe a foto junto com o roteiro. No dia seguinte recebi uma ligação e ele disse: ‘Não é para mim, cara’. Esse foi o fim da conversa.”
O Fugitivo em vez de Jurassic Park
Não sabemos se Ford se arrependeu de sua decisão quando Jurassic Park se tornou não apenas o filme de maior sucesso do ano, mas também a maior bilheteria de todos os tempos até então. Em vez de ser perseguido por dinossauros no sucesso de Spielberg, ele preferiu fugir de Tommy Lee Jones em O Fugitivo, que, apesar de ter se saído bem, jamais chegou aos pés da franquia jurássica.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!