Minha conta
    Shrek 5: Apesar da chuva de sequências, novo filme da franquia chega no melhor momento - e aqui estão 3 provas
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Após Divertida Mente 2 e a chegada de novos filmes de Toy Story e Frozen, franquia do ogro verde deve se reinventar.

    Já faz um bom tempo que a possibilidade de Shrek ganhar uma nova entrada na franquia é comentada nos cantos de Hollywood. Há alguns anos, em 2018, a Universal convocou Chris Meledandri, fundador da Illumination, para cuidar da revitalização de toda a saga, incluindo projetos derivado. Desde então, poucos movimentos haviam sido feitos até o lançamento de Gato de Botas 2: O Último Desejo.

    Após a animação arrecadar 484,6 milhões de dólares com um orçamento de aproximadamente 110 milhões, os produtores do estúdio conseguiram enxergar que ainda há potencial na franquia para além da nostalgia. Dessa forma, o sucesso do projeto fez com que a ideia de produzir Shrek 5 voltasse aos planos da empresa - e agora esse sonho dos fãs é, enfim, uma realidade.

    É curioso observar que a DreamWorks sabia que tinha um bom material em mãos com o filme de 2023, já que a cena final de Gato de Botas 2 se direciona exatamente para Tão Tão Distante, morada de Shrek, Fiona, Burro e tantos outros personagens que fizeram história no cinema. Esse foi, para além de um teaser, um teste de ânimo da audiência.

    Surfar na crista da onda de Gato de Botas 2…

    DreamWorks

    Confirmado há cerca de um mês, com direito a data oficial de estreia, Shrek 5 chega no momento certo. Inicialmente, o movimento da Universal Pictures é tão ousado quanto brilhante simplesmente por conseguir trazer de volta o trio principal formado por Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz, atores que dão voz ao Shrek, Burro e Fiona, respectivamente.

    O retorno do elenco já nos garante minimamente a segurança de que o roteiro deste projeto é interessante e, obviamente, o investimento é alto. Ainda mais quando a estrela de As Panteras está longe de Hollywood há pelo menos 10 anos. Com todas as fichas apostadas nesta sequência, a animação ainda conta com o entusiasmo de um público formado durante os últimos 20 anos.

    Afinal, o que significa o nome Shrek?

    Um bom sinal para a vindoura aventura do ogro verde está na forma como Gato de Botas 2 foi conduzido. Longe da história genérica apresentada no primeiro spin-off, a sequência tem dois tipos de engajamento que serão necessários para movimentar as engrenagens de Tão Tão Distante mais uma vez: um roteiro robusto e a experimentação estética.

    Utilizando o misto de 2D com 3D, a trama do gato dublado por Antonio Banderas consegue se ater à essência dos personagens com uma história que coloca um pouco de gravidade - e isso é um belo contraste - ao mundo colorido dessa sequência. Tendo a morte, literalmente, perseguindo nosso protagonista, a animação conseguiu não apenas divertir pela ação e comédia, mas também questionar as limitações da vida de maneira leve, sem deixar de ser ousada.

    … e de Aranhaverso, Família Mitchell, Caras Malvados e Robô Selvagem

    DreamWorks

    Ainda em Gato de Botas 2, é interessante ver como o filme utiliza uma técnica vista não apenas no Aranhaverso, mas também abandona o hiper-realismo almejado através de softwares para privilegiar os traços dos artistas - e, neste caso, a ideia era trazer um universo fabular, colorido, ao filme do Gato de Botas. Dessa forma, ao unir o 2D ao 3D, o estúdio também abriu as portas para novos estilos de animação, que podem explorar os potenciais da linguagem sem ficarem presos ao estilo ditado no início dos anos 2000.

    Shrek 5 chega em um momento em que a experimentação na indústria de filmes animados é a regra - e que bom! Longe do conformismo, projetos como Os Caras Malvados, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, Wish e o vindouro Robô Selvagem, que compartilha a casa com o ogro mais querido da cultura pop, têm mostrado o quão inventivas as histórias podem ser, principalmente pensando em aspectos visuais.

    Apesar de ser uma especulação, uma chamada recente da DreamWorks mostra que os personagens já estão se adequando a outros moldes estéticos:

    DreamWorks
    Shrek: No que o dragão se transformou quando o Burro bebeu a poção “Felizes para Sempre”?

    Mais interessante ainda é ver como a DreamWorks vai inovar na animação do quinto capítulo da franquia sem descaracterizar completamente este universo, apoiando-se principalmente no estilo dos quatro primeiros filmes. Uma chance do público ver de perto como a mescla entre o passado, o presente e o futuro pode se concretizar em tela.

    É, inclusive, a chance de apresentar uma narrativa que tenha o mesmo tipo de apelo que as produções da Marvel feitas pela Sony Animation, já que os dois filmes de Miles Morales inovaram na forma de confeccionar histórias animadas.

    Melhor ainda é ver isso se encaixando dentro do tom escrachado de Shrek somado ao universo de conto de fadas que sempre permeou a série, como Aranhaverso bebe nas inspirações dos quadrinhos do Cabeça de Teia, Samurai dos Olhos Azuis abusa da aquarela da arte Hokusai em sua animação ou no uso dos estilos art déco e art nouveau para a construção dos cenários retrofuturistas de Arcane.

    Tirar o gosto amargo de Shrek Para Sempre

    DreamWorks

    Por fim, mas não menos importante, Shrek 5 ainda tem a oportunidade de tirar o gosto amargo de Shrek Para Sempre, o quarto filme da franquia. Após 14 anos é possível dizer sem medo: esta é uma das histórias mais fracas do personagem. Além de seu desenvolvimento claramente caça-níquel, a animação ainda descaracteriza personagens e mancha parte do legado criado pela saga.

    O próximo longa, que chegará dezesseis anos após o último filme do protagonista, pode mostrar ao público como o protagonista consegue reverter qualquer situação e crescer sem perder sua essência ou subjugar a jornada que o levou até ali. Como uma boa aventura familiar que este novo longa deve propor, Shrek 5 tem tudo para reunir o melhor do humor visto nos primeiros filmes, com boas atualizações narrativas e estéticas. O mundo mudou muito desde que o vimos Shrek pela última vez.

    Shrek 5: As teorias mais insanas da internet sobre o que vai acontecer na animação

    Embora vivamos numa era de sequências que provavelmente será impulsionada após o sucesso bilionário de Divertida Mente 2 - a exemplo da existência de Toy Story 5, Frozen 3, Meu Malvado Favorito 4, Zootopia 2 e Moana 2 -, esta é um tipo de propriedade intelectual disruptiva que sempre foi inovadora e, dessa vez, teve o tempo de maturação para retornar em sua melhor forma.

    Shrek 5 chega aos cinemas em 1 de julho de 2026.

    Shrek 5
    Shrek 5
    Criador(es): Walt Dohrn, Brad Ableson
    Com Mike Myers, Cameron Diaz, Eddie Murphy

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top