Lidar com questões do passado não é uma tarefa fácil, principalmente quando você foi marcado por elas de forma traumática. Essa é um dos sentimentos explorados na trama de Suzume, longa-metragem do diretor japonês Makoto Shinkai, conhecido por seu trabalho no aclamado Your Name.
Mergulhando no mundo de possibilidades da fantasia, Suzume é quase um épico que, apesar de se apoiar no sobrenatural para alimentar a trama, é uma obra muito humana. Para quem já assistiu Your Name ou Weathering You, duas obras de Shinkai, sabe que além da estética incrível - uma marca registrada de seus trabalhos - o foco principal dessas histórias tem sempre uma ligação com as relações humanas.
Com uma aprovação impressionante de 96% no Rotten Tomatoes, o filme se tornou mais um dos acertos do diretor, que parece ter conseguido passar sua mensagem para o público que ficou emocionado com a história. Uma das críticas na plataforma afirma que “o enredo de Suzume é uma prova do poder da narrativa e continua sendo um filme lindamente elaborado que fala da experiência humana de lidar com a dor e a possibilidade de cura”.
Qual é a história de Suzume?
Suzume Iwato é uma estudante do ensino médio, de 17 anos, que após a morte precoce de sua mãe, passa a viver sob os cuidados de sua tia Tamaki, na tranquila região de Kyushu, no Japão. Em um dia comum a caminho da escola ela se depara com Souta, um belo rapaz que está a procura de uma porta misteriosa em uma área abandonada da cidade.
"A era de ouro do anime acabou": Hayao Miyazaki se preocupa com prêmio recebido pelo Studio GhibliGuiada pela curiosidade, ela vai até o local sozinha e encontra a porta que acaba libertando uma criatura do mal. Agora, ela irá ajudar Souta a fechar outras portas espalhados pelo país e que estão causando desastres por todo o Japão. Nesse meio tempo ela faz novos amigos, incluindo Daijin, um gatinho travesso que os acompanha durante essa importante missão.
Suzume está disponível na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!