Um dos maiores nomes da história cinematográfica, Clint Eastwood é uma força da natureza. No currículo, o astro apresenta trabalhos como Três Homens em Conflito, Por um Punhado de Dólares e mais, tornando-se uma lenda no gênero faroeste.
Um fato curioso a respeito de Eastwood é que ele se envolveu em uma série de rixas ao longo dos anos. Um dos incidentes mais famosos levou à criação de uma regra em Hollywood, intitulada “The Eastwood Rule”. O acontecimento se deu após o ator discutir com o diretor Philip Kaufman durante as filmagens de Josey Wales, o Fora-da-Lei.
“Clint Eastwood é o diretor mais subestimado do mundo": Essa lenda do cinema foi a primeira a defender o diretor de Os ImperdoáveisUMA BRIGA ENTRE DOIS ASTROS
The Outlaw Josey Wales (no original) é um filme de 1972 que colocou Eastwood no papel principal, interpretando um fazendeiro do Missouri que se vinga de alguns soldados que assassinaram sua família na Guerra Civil norte-americana. Eventualmente, o personagem se torna um fora da lei que é perseguido pela União, enquanto tenta criar uma nova vida para si mesmo.
Na época, Eastwood contribuiu financeiramente para obter os direitos cinematográficos da trama, que originalmente era um livro escrito pelo autor Forrest Carter. No entanto, uma batalha ocorreu entre Kaufman e Eastwood, pois o cineasta queria se manter o mais próximo possível da história original.
Vale ressaltar que Forrest Carter era o pseudônimo de Asa Earl Carter, um líder da Ku Klux Klan redator de discursos políticos segregacionistas. Kaufman considerava Carter “um fascista grosseiro” mas argumentava que mesmo sendo polêmica, a obra original deveria ser reproduzida com fidelidade.
Tal movimento levou Eastwood a discordar do cineasta, criando uma rixa entre os dois. Rumores dão conta de que o problema aumentou quando o ator escalou a atriz Sondra Locke contra a vontade do diretor - Kaufman supostamente tinha ciúmes do relacionamento romântico entre Eastwood e Locke.
Quando a tensão atingiu o auge, Eastwood decidiu assumir a direção, pedindo ao produtor Bob Daley que demitisse Kaufman.
A RIXA MUDOU A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
Como dito, quando Kaufman foi demitido, Eastwood assumiu a direção, mas o cineasta já havia investido tempo e esforço significativos no projeto. Sua remoção abrupta enfureceu a Directors Guild of America, que impôs uma multa de 60 mil dólares à Warner Bros. e a Eastwood.
Para evitar tais práticas no futuro, a DGA implementou a “The Eastwood Rule”, uma regra que afirmava que nenhum ator ou produtor poderia demitir um diretor pessoalmente para tomar seu lugar em um longa-metragem. Embora Eastwood tenha substituído Kaufman no meio da produção, ele fez um excelente trabalho, e o público aclamou Josey Wales, o Fora-da-Lei.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.