Se você cresceu na década de 1990, provavelmente se lembra que Johnny Depp e Leonardo DiCaprio contracenaram juntos em um filme quando Depp já era uma estrela e um dos atores mais promissores de sua geração, mas DiCaprio tinha acabado de começar a dar seus primeiros passos. Dirigido por Lasse Hallström e lançado em 1993, Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador comemorou seu 30º aniversário e, embora muitas vezes nos esqueçamos de sua existência ao analisar a impressionante filmografia de DiCaprio, foi um de seus trabalhos mais importantes.
Com esse filme, que se passa em uma pequena fazenda familiar em Iowa, Leonardo DiCaprio conquistou Hollywood completamente com sua impressionante interpretação de um adolescente com deficiência intelectual que vive com seu irmão mais velho (Depp) e sua mãe, uma mulher obesa que só consegue ficar parada dentro de casa.
Na época, Leonardo DiCaprio tinha acabado de atingir a maioridade e havia feito seus primeiros trabalhos, ganhando alguma notoriedade com a sitcom familiar Growing Pains e também com seus papéis em Criaturas 3 e O Despertar de um Homem. No entanto, Gilbert Grape foi um ponto de virada: ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante aos 19 anos e, embora não tenha vencido na ocasião, todas as atenções do setor estavam voltadas para ele.
Avaliado com 4, 4 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema, o filme nos leva a Endora, no centro de Iowa, um pequeno lugar onde nada acontece. Sem nenhuma empolgação ou alternativa, os jovens não têm ideia do que fazer com seu tempo e um deles é Gilbert Grape (Johnny Depp), cuja mãe obesa, Bonnie (Darlene Cates), está imóvel no sofá em frente à televisão desde a morte do marido e não sai de casa há anos. Gilbert teve que assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão com deficiência intelectual, Arnie (DiCaprio), que o mantém ocupado com suas travessuras e piadas. Isto é, até que a interessante e aventureira Becky (Juliette Lewis) entra na vida cinzenta de Gilbert...
Esse papel foi uma das primeiras grandes decisões de DiCaprio: o ator decidiu recusar a Disney e não aceitar um papel no futuro filme cult Abracadabra para fazer parte desse filme e assumir um desafio de atuação diferente que lhe permitiria crescer e avançar fora de sua imagem adolescente. E foi o que ele fez. Talvez, se não tivesse feito isso, sua carreira nos anos 90, com filmes como Diário de um Adolescente, As Filhas de Marvin, Romeu + Julieta e Titanic, teria sido diferente.
Quanto ao resultado de Gilbert Grape, embora aclamado pela crítica, o drama teve um desempenho ruim nas bilheterias na época, mas vale a pena dar uma chance: você o encontrará no catálogo do Max.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!