Acredite se quiser: muito antes de alcançar o estrelato com seus inúmeros filmes de ação, Jason Statham era um grande atleta - na verdade, ele quase chegou a participar dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.
O protagonista de Beekeeper - Rede de Vingança integrou a equipe de natação do Reino Unido por 12 anos, e já havia tentado se classificar para a Olimpíadas de Los Angeles em 1984 e Seul em 1988. Ele ficou em terceiro lugar, mas, apenas dois anos depois, teve a maior oportunidade de sua carreira.
Vivendo o sonho olímpico
A paixão de Statham pelos esportes era de família: seu pai era boxeador e ginasta, e seu irmão mais velho era apaixonado por artes marciais - modalidade que também encantava o ator, que tinha como ídolos Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li. Mas tudo mudou aos 13 anos, quando Jason viu alguém praticando um salto de uma posição alta e a inspiração o atingiu.
O problema é que os atletas de salto ornamental geralmente começam a treinar por volta dos quatro ou cinco anos de idade, e Statham só começou a praticar seriamente aos 15 anos. Mas isso não o impediu de se dedicar bastante para tentar realizar seu sonho de ganhar uma medalha de ouro olímpica.
Por mais de uma década, ele foi um dos melhores da Inglaterra, mas sempre ficou aquém daquele último passo para chegar aos Jogos Olímpicos. Em 1990, nos Jogos da Commonwealth, Jason teve sua grande chance, participando nas categorias de 1, 3 e 10 metros - e, novamente, não conseguiu alcançar o pódio.
Após ser deixado de lado mais uma vez nas Olimpíadas de 1992, Statham decidiu se aposentar. Ele chegou a trabalhar como modelo esportivo durante algum tempo, mas, como sabemos, encontraria sua verdadeira vocação em Hollywood. Daí em diante, o resto é história.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!