Algumas décadas antes de Guillermo del Toro entregar o amor proibido entre uma mulher e uma criatura anfíbia humanoide em A Forma da Água, uma relação semelhante chegou aos cinemas.
O Homem Anfíbio foi um grande sucesso de bilheteria em vários países do Leste Europeu. Só na antiga União Soviética, onde o filme foi produzido, diz-se que a mistura de drama, ficção científica e conto de fadas atraiu mais de 100 milhões de pessoas aos cinemas.
O Homem Anfíbio: O favorito da infância de Tarantino
No filme, uma descoberta sensacional ocorre na América do Sul: um homem anfíbio (Vladimir Korenev) surge próximo à costa. Seu nome é Ichthyander, e ele é produto de um experimento científico do Doutor Salvator (Nikolai Simonov), que, certa vez, transplantou guelras nele.
Quando Ichthyander conhece Guttiere (Anastasiya Vertinskaya), que é casada, ele se apaixona perdidamente por ela - e a moça retribui a atração. Mas seu marido inescrupuloso não tolera isso, e faz planos para enriquecer às custas do rival indesejado.
O Homem Anfíbio conquistou dois fãs bem conhecidos em Hollywood: o coautor de Pulp Fiction, Roger Avary, e o diretor Quentin Tarantino. A dupla elogiou o filme em seu podcast The Video Archives, destacando a estética e sua comovente história.
Avary descreveu o filme como “um dos mais bonitos que vi nos últimos anos”, e Tarantino revelou que assistia ao longa na televisão quando criança e, desde então, tem um fascínio ininterrupto por ele.
Infelizmente, aqui no Brasil, O Homem Anfíbio não está disponível em streaming, mas é possível encontrá-lo à venda em formato DVD.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!