Minha conta
    Este clássico de Quentin Tarantino foi perturbador demais até para um ícone do terror: Ele fugiu do cinema!
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Tarantino é conhecido por não ser particularmente reservado quando se trata de representações de violência. Com sua estreia na direção, ele até assustou uma verdadeira lenda do terror.

    Há 30 anos, Quentin Tarantino evoluiu em velocidade vertiginosa de um esperançoso indie para um dos diretores mais incisivos e populares de Hollywood, e seu segundo trabalho como diretor - Pulp Fiction- Tempo de Violência, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes e um Oscar de Melhor Roteiro – atingiu como uma bomba em 1994. No entanto, a carreira de Tarantino começou dois anos antes com a obra-prima do suspense de humor negro, Cães de Aluguel.

    No fundo, todos os dispositivos estilísticos que se revelariam característicos do cinema de Quentin Tarantino já estavam presentes no seu longa-metragem de estreia: violência eruptiva, gangsters trocando diálogos polidos sobre palavrões e cultura pop, citações da história do cinema e os golpes anacrônicos do uso de músicas pop antigas.

    Quentin Tarantino precisou desistir de um grande sonho: Filme aclamado do diretor ganharia spin-off mas o passar do tempo arruinou o projeto

    Com apenas 99 minutos de duração, Reservoir Dogs, no original, é o filme mais curto do idealizador de Kill Bill até hoje, e os custos de produção são estimados em apenas 1,2 milhão de dólares – um verdadeiro projeto de baixo orçamento, que Tarantino deveria abrir todas as portas da indústria dos sonhos.

    A premissa é simples: oito criminosos, todos vestindo ternos pretos e cada um sabendo apenas os codinomes uns dos outros (a maioria deles tem pseudônimos com nomes de cores, incluindo Sr. White e Sr. Orange), estão sentados em um café e planejam um assalto. É claro que tudo que pode dar errado dá – e logo surge a suspeita de que há um traidor entre eles.

    Live Entertainment

    Uma lenda do terror deixou o cinema durante Cães de Aluguel

    Você não precisa ter visto o filme para poder adivinhar que as consequências às vezes são extremamente sangrentas. Em uma cena que ninguém que já viu esquecerá, o Sr. Blonde (o ator preferido de Tarantino, Michael Madsen) tortura o policial Marvin Nash (Kirk Baltz) em um armazém, enquanto ele está amarrado a uma cadeira.

    O assassino sádico primeiro dança ao redor do policial ao som de Stealers Wheel, “Stuck in the Middle With You”, antes de finalmente cortar sua orelha. Quando ele puxa a faca, Tarantino está apontando para uma porta, mas o que é mais difícil de suportar é a longa preparação: afinal, o Sr. Blonde deixa claro desde o início que seu objetivo principal não é obter informações do oficial - ele o está atormentando para sua própria diversão e não há esperança para Nash.

    “Não é para mim”: Este diretor cult tem pouco respeito por Quentin Tarantino - embora o criador de Pulp Fiction o adore!

    Nas exibições antecipadas de Cães de Aluguel, a cena em questão provocou fortes reações. Tarantino contou 33 espectadores em uma exibição que deixaram a sala perturbados. Quando exibiu o filme no festival de cinema de gênero em Sitges, na Espanha, ele estava convencido de que havia encontrado um público capaz de lidar com as representações gráficas da violência – mas estava longe disso.

    Cinco pessoas saíram do cinema - e entre elas estava ninguém menos que a lenda do terror, Wes Craven (A Hora do Pesadelo), que era conhecido por não ser particularmente melindroso com sangue e brutalidade.

    Live Entertainment

    “O maldito cara que fez Aniversário Macabro foi embora? O cara fez Aniversário Macabro e meu filme é muito difícil para ele?”, disse Tarantino, incrédulo, durante uma reexibição de Cães de Aluguel no Tribeca Film Festival (via Entertainment Weekly). Nem todo cineasta pode afirmar ser capaz de despertar um ícone do terror dessa forma.

    E você sabe qual adaptação de Stephen King Tarantino desistiu após 25 minutos?

    Cães de Aluguel
    Cães de Aluguel
    Data de lançamento 4 de junho de 1993 | 1h 39min
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen
    Usuários
    4,3
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top