As grandes marcas e franquias dominam Hollywood. Como resultado, as histórias populares continuam a se perpetuar. O Universo Cinematográfico da Marvel, com seus mais de 30 filmes, é o melhor exemplo disso. No entanto, de vez em quando acontece de uma dessas franquias nunca mais ter o sucesso de seus primeiros filmes.
O rei imbatível neste quesito é O Exterminador do Futuro. A história de viagem no tempo, estrelada por Arnold Schwarzenegger e dirigida por James Cameron na década de 1980, há muito tempo é o epítome do cinema de ação de ficção científica. O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, em particular, trouxe essa reputação.
O Exterminador do Futuro: Do marco da ficção científica ao fracasso eterno
No entanto, a partir da década de 2000, a saga começou a fracassar. O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas afundou-se na sombra dos seus antecessores. A quarta parte, que mudou a ação para o pós-apocalipse em que as máquinas assumiram o controle da Terra, também não conseguiu revivê-la a longo prazo.
A franquia então descansou... até uma reinicialização em 2015 com O Exterminador do Futuro: Gênesis. No ano em que Star Wars e Jurassic Park celebraram seu glorioso retorno às telonas, O Exterminador do Futuro também deveria ser atualizado para uma nova era de blockbuster – desta vez com um grande bônus de nostalgia.
Schwarzenegger retornou como o T-800 depois de aparecer apenas na forma de uma participação especial em CGI no filme anterior. Além disso, a reinicialização atraiu o primeiro grande papel de Emilia Clarke fora de Game of Thrones. Em O Exterminador do Futuro 5, ela interpretou ninguém menos do que a personagem Sarah Connor.
Schwarzenegger não conseguiu salvar O Exterminador do Futuro 5
O quinto filme de O Exterminador do Futuro deveria ser o início de uma nova trilogia. Algo semelhante foi planejado seis anos antes para O Exterminador do Futuro - A Salvação. Além disso, os produtores da saga queriam se aventurar novamente na televisão e criar uma série cujo enredo estivesse intimamente ligado à trilogia em questão.
A Paramount definiu 19 de maio de 2017 e 29 de maio de 2018 como as datas de estreia nos cinemas para as sequências de O Exterminador do Futuro 5. Ambas teriam sido filmadas diretamente, uma após a outra. E o foco da segunda parte era John Connor, interpretado por Jason Clarke, o terceiro personagem-chave da saga.
No final das contas, os planos foram destruídos pelo retorno de bilheteria do reboot: com um orçamento de 155 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 90 milhões nos EUA. O Exterminador do Futuro: Gênesis arrecadou 440 milhões em todo o mundo, mas no final das contas esse valor não foi suficiente.
Você pode assisti-lo no Disney+.
Depois de vários fracassos, O Exterminador do Futuro termina como anime na Netflix
Enquanto Star Wars e Jurassic Park garantiram sucessos de bilhões de dólares, O Exterminador do Futuro não atendeu às expectativas financeiras do estúdio. Após um longo período de idas e vindas, o estúdio decidiu lançar o próximo reboot: O Exterminador do Futuro 6: Destino Sombrio, que chegou aos cinemas há dois anos.
A quarta tentativa de trazer a saga de volta aos cinemas foi concebida como uma continuação das duas primeiras partes. Desta vez, a promessa de nostalgia atraiu não apenas Arnold Schwarzenegger, mas também Linda Hamilton, a Sarah Connor original. Porém, Destino Sombrio também não foi um sucesso.
Com bilheteria mundial de 260 milhões de dólares, o filme de 185 milhões marca o ponto mais baixo de bilheteria da saga. Portanto, por enquanto não veremos mais O Exterminador do Futuro no cinema. Contudo, a Netflix lançará uma série de anime pós-apocalíptica intitulada Terminator Zero em 29 de agosto de 2024.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!