Minha conta
    “O filme vai irritar as pessoas, mas estou orgulhoso dele”: Matt Damon está 100% por trás de um de seus maiores fracassos
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Gênio Indomável foi um marco tanto para Matt Damon quanto para o diretor Gus Van Sant. Cinco anos depois, eles se uniram novamente - para um filme visualmente deslumbrante que foi um fracasso completo.

    Já se passaram 27 anos desde que Matt Damon comemorou seu avanço internacional com Gênio Indomável. Junto com seu amigo e parceiro artístico de longa data Ben Affleck, Damon não apenas estrelou a tragicomédia, mas também escreveu o roteiro vencedor do Oscar (Robin Williams recebeu outra estatueta por Melhor Ator Coadjuvante).

    Damon e Affleck, que tiveram de lutar muito para realizar seu projeto apaixonante, confiaram a posição de diretor a Gus Van Sant. Com filmes como Drugstore Cowboy e Garotos de Programa, o cineasta independente já provou de forma impressionante que pode simpatizar com a vida dos jovens – e sua direção sensível garantiu que Gênio Indomável não apenas tenha inúmeros prêmios e críticas positivas, mas também obteve bom rendimento nas bilheterias, com faturamento de cerca de 226 milhões de dólares americanos (de um orçamento de 10 milhões).

    “Falidos em 6 meses”: Ben Affleck explica como ele e Matt Damon juntaram o salário de seu primeiro sucesso pensando que seriam “ricos para o resto da vida”

    Matt Damon é conhecido por filmar repetidamente com os mesmos diretores - e assim Gênio Indomável foi a colaboração de maior sucesso, mas não a última, entre Van Sant e a estrela de Jason Bourne. Damon também fez um pequeno papel em Encontrando Forrester (2000), e em 2012 teve seu roteiro do ecodrama Terra Prometida escrito em conjunto com John Krasinski (Um Lugar Silencioso).

    Gerry é o que mais se destaca entre suas outras colaborações: enquanto o primeiro é um clássico que agradou a audiência, Gerry é o oposto - um filme experimental teimoso e difícil de entender, que Damon tinha certeza de antemão que o interesse do público seria limitado.

    Epsilon Motion Pictures

    Este é Gerry

    Van Sant descreveu seu trabalho como uma “mistura de Tomb Raider e Bela Tarr [um cineasta húngaro conhecido, entre outras coisas, por seus longos planos]”. O foco do filme, que é tão visualmente forte quanto pobre em diálogos, são dois homens chamados Gerry (interpretados por Damon e Casey Affleck), que fazem uma viagem ao deserto para ver uma “coisa” misteriosa e sem nome. Eles logo decidem voltar - mas não conseguem mais encontrar o carro. O ponto de partida de uma odisseia existencial através de um ermo hostil.

    Muitos críticos ficaram fascinados pela antiaventura, que, dependendo da perspectiva, pode ser hipnótica ou enfadonha. Apesar do poder de estrela de Damon, quase ninguém queria ver o filme no cinema: Gerry não conseguiu nem arrecadar 255 mil dólares nas bilheterias mundiais (custando 3,5 milhões). É por que Damon avisou os espectadores com antecedência?

    É por isso que Matt Damon está orgulhoso do filme

    Epsilon Motion Pictures

    “[O filme] vai realmente perturbar as pessoas, mas estou orgulhoso dele”, disse o ator, agora com 53 anos, em entrevista ao The Guardian. “Se eu desistir em 20 anos, poderei pensar que pelo menos fiz algo desafiador, em vez de filmes ruins que faço apenas por dinheiro.”

    Como Damon havia feito sucesso um ano antes com Onze Homens e um Segredo e já tinha seu contrato para A Identidade Bourne encaminhado, ele poderia facilmente se dar ao luxo de participar de filmes que tinham poucas chances de sucesso por pouco dinheiro. Até hoje manteve-se fiel ao seu lema de intercalar pequenos projetos de amigos artistas entre grandes produções de estúdio como Ford vs. Ferrari e Oppenheimer, simplesmente por estar convencido deles, tornando a estrela de Hollywood ainda mais simpática.

    "15 horas por dia": Matt Damon quase parou de atuar, mas filme de Christopher Nolan e conselho da esposa o salvaram

    Infelizmente, Gerry não encontra-se disponível no Brasil.

    Gerry
    Gerry
    Data de lançamento 2002 | 1h 43min
    Criador(es): Gus Van Sant
    Com Casey Affleck, Matt Damon

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top