A carreira de Michael J. Fox estará para sempre relacionada a De Volta para o Futuro: nos três filmes dirigidos por Robert Zemeckis (Forrest Gump). O ator, agora com 63 anos, desempenhou seu papel característico como Marty McFly, que viaja através das décadas com a ajuda de um... DeLorean convertido em máquina do tempo.
A saga é reverenciada por fãs do mundo todo como uma trilogia cult – tanto que ninguém se atreveu a abordar a franquia desde que a terceira parte, De Volta para o Futuro 3, foi lançada nos cinemas em 1990.
![De Volta para o Futuro 3](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/medias/nmedia/18/92/91/49/20224872.jpg)
Michael J. Fox encerrou sua carreira de ator, sobretudo por causa da doença de Parkinson, da qual foi diagnosticado em 2000 (e um filme de Quentin Tarantino). Mas o astro de Teen Wolf - O Garoto do Futuro ainda foi visto esporadicamente em filmes ao longo do último quarto de século – mesmo que apenas em pequenos papéis e participações especiais.
Mais recentemente, ele atuou em outro filme sobre viagens no tempo: A Gente se Vê Ontem (2019), que estreou no Tribeca Film Festival e foi lançado posteriormente na Netflix.
Qual é a história de A Gente se Vê Ontem?
![](https://br.web.img2.acsta.net/img/c2/96/c296260fcbd48f4fd6687624ddf7c7b9.jpg)
O filme se concentra em dois adolescentes, Claudette "CJ" Walker (Eden Duncan-Smith) e Sebastian J. Thomas (Danté Crichlow), que são simplesmente apaixonados por tecnologia. Para serem aceitos em uma escola de elite, eles trabalham em uma máquina do tempo – mas logo têm um motivo ainda mais urgente para levar adiante seu projeto o mais rápido possível: o irmão de CJ, Calvin, é baleado por um policial, e a máquina do tempo daria a eles a chance de viajar no tempo e evitar sua morte.
Fox desempenha um pequeno papel em A Gente se Vê Ontem como o professor de ciências Sr. Lockhart. O filme foi dirigido por Stefon Bristol, que faz sua estreia no cinema - apoiado por ninguém menos que o diretor Spike Lee (Faça a Coisa Certa), a quem Bristol ajudou no set de Infiltrado na Klan.
Lee estava tão confiante em sua abordagem de combinar uma comédia de ficção científica adolescente com o tema da violência policial racista que rapidamente produziu o projeto de baixo orçamento, baseado em um curta-metragem de mesmo nome.
E com sucesso: o filme não só ganhou um prêmio por seu roteiro no Independent Spirit Awards, como também alcançou uma pontuação impressionante de 93% no Rotten Tomatoes (com 42 críticas avaliadas).
É certo que o público está muito menos impressionado com A Gente se Vê Ontem, com um índice de aprovação de apenas 38% – mas isso não deve impedir ninguém de dar uma chance ao filme, mesmo que seja apenas para um breve, mas nostálgico, reencontro com Michael J. Fox!
![A Gente se Vê Ontem](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/19/04/23/09/30/5397825.jpg)
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!