A carreira de Michael J. Fox estará para sempre relacionada a De Volta para o Futuro: nos três filmes dirigidos por Robert Zemeckis (Forrest Gump). O ator, agora com 63 anos, desempenhou seu papel característico como Marty McFly, que viaja através das décadas com a ajuda de um... DeLorean convertido em máquina do tempo.
A saga é reverenciada por fãs do mundo todo como uma trilogia cult – tanto que ninguém se atreveu a abordar a franquia desde que a terceira parte, De Volta para o Futuro 3, foi lançada nos cinemas em 1990.
Michael J. Fox encerrou sua carreira de ator, sobretudo por causa da doença de Parkinson, da qual foi diagnosticado em 2000 (e um filme de Quentin Tarantino). Mas o astro de Teen Wolf - O Garoto do Futuro ainda foi visto esporadicamente em filmes ao longo do último quarto de século – mesmo que apenas em pequenos papéis e participações especiais.
Mais recentemente, ele atuou em outro filme sobre viagens no tempo: A Gente se Vê Ontem (2019), que estreou no Tribeca Film Festival e foi lançado posteriormente na Netflix.
Qual é a história de A Gente se Vê Ontem?
O filme se concentra em dois adolescentes, Claudette "CJ" Walker (Eden Duncan-Smith) e Sebastian J. Thomas (Danté Crichlow), que são simplesmente apaixonados por tecnologia. Para serem aceitos em uma escola de elite, eles trabalham em uma máquina do tempo – mas logo têm um motivo ainda mais urgente para levar adiante seu projeto o mais rápido possível: o irmão de CJ, Calvin, é baleado por um policial, e a máquina do tempo daria a eles a chance de viajar no tempo e evitar sua morte.
Fox desempenha um pequeno papel em A Gente se Vê Ontem como o professor de ciências Sr. Lockhart. O filme foi dirigido por Stefon Bristol, que faz sua estreia no cinema - apoiado por ninguém menos que o diretor Spike Lee (Faça a Coisa Certa), a quem Bristol ajudou no set de Infiltrado na Klan.
Lee estava tão confiante em sua abordagem de combinar uma comédia de ficção científica adolescente com o tema da violência policial racista que rapidamente produziu o projeto de baixo orçamento, baseado em um curta-metragem de mesmo nome.
E com sucesso: o filme não só ganhou um prêmio por seu roteiro no Independent Spirit Awards, como também alcançou uma pontuação impressionante de 93% no Rotten Tomatoes (com 42 críticas avaliadas).
É certo que o público está muito menos impressionado com A Gente se Vê Ontem, com um índice de aprovação de apenas 38% – mas isso não deve impedir ninguém de dar uma chance ao filme, mesmo que seja apenas para um breve, mas nostálgico, reencontro com Michael J. Fox!
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!