Sem sombra de dúvida, Matrix foi um marco na história da sétima arte, ajudando a levar ao mainstream cinematográfico uma parte da magnitude do subgênero cyberpunk. Recentemente, o protagonista da trama, Keanu Reeves, aproveitou para comemorar o 25º aniversário do filme, rendendo alguns elogios à obra de Lana e Lilly Wachowski.
Durante presença no The Late Show with Stephen Colbert, Reeves mergulhou na saga de Neo, exaltando a importância da franquia para o audiovisual. Segundo ele, Matrix foi responsável por mudar múltiplas vidas, colocando da seguinte forma:
“Matrix mudou minha vida. E então, ao longo dos anos, mudou a vida de muitas outras pessoas de uma forma muito positiva. Como artista, você espera isso quando faz um filme ou conta uma história (...) e quando você pensa sobre esses anos e quantas pessoas eu conheci, e elas me disseram que foram tocadas por Matrix de uma forma tão positiva, é a melhor sensação possível.”
Keanu Reeves tem apenas uma condição para retornar como Neo em Matrix 5: A má notícia é que parece impossível que isso aconteçaUM SUCESSO POR TODO O MUNDO
A saga foi iniciada oficialmente em março de 1999, misturando artes marciais, filosofia e visuais impressionantes para a época. O amplo sucesso do longa-metragem levou a Warner Bros. Pictures a lançar mais duas parcelas nos anos seguintes: Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003).
Com outras mídias produzidas para canais diversificados, uma animação (Animatrix), quadrinhos e até jogos de videogame também entraram para a série. Em 2021, foi a vez de Matrix: Resurrections ganhar as grandes telas, apresentando novos rostos e retornando com antigos.
Durante toda a franquia, importantes astros do cinema ajudaram a dar vida aos personagens, como Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne, Jada Pinkett Smith, Monica Bellucci, Hugo Weaving e mais.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.