Depois de um período difícil em sua vida pessoal, Robert Downey Jr. ressuscitou sua carreira a partir do sucesso de Homem de Ferro. A partir daí, o ator passou a receber muitas ofertas para grandes papéis, uma delas foi Gravidade, de Alfonso Cuarón. A participação do astro da Marvel no extraordinário thriller de ficção científica quase aconteceu, mas RDJ acabou deixando a produção de última hora.
Downey Jr. entrou no projeto em março de 2010, permanecendo associado a ele até novembro do mesmo ano, quando abandonou o navio para estrelar How to Talk to Girls, comédia de Shawn Levy, diretor de Deadpool & Wolverine, que acabou nunca saindo do papel. Quem acabou ficando com seu personagem depois da desistência foi George Clooney.
Por que Robert Downey Jr. desistiu de fazer Gravidade?
Segundo Alfonso Cuarón, a razão para a mudança de ideia de seu protagonista não foi de todo repentina. Na época do lançamento do filme, em 2013, o cineasta afirmou que o projeto evoluiu de uma forma que não se adequou bem ao estilo de trabalho de Robert Downey Jr:
“Ficou muito claro que, conforme começássemos a aperfeiçoar a tecnologia, isso seria um grande obstáculo para sua performance. Acho que Robert é fantástico se você der a ele a liberdade de respirar completamente, improvisar e mudar as coisas. Tentamos uma dessas tecnologias e ela não era compatível com ele. E, depois disso, conversamos e dissemos: 'Isso não vai funcionar. Isso é difícil”, contou Cuarón ao The Hollywood Reporter.
"Ainda estaríamos filmando": Robert Downey Jr. imagina como seria Os Vingadores de Christopher Nolan - e o diretor explica seu problema com CGIDowney Jr. esteve vinculado à Gravidade ao mesmo tempo que Angelina Jolie, que também deixou a produção para se dedicar a outros projetos. Dois anos depois, em 2015, o ator deu sua própria justificativa para ter desistido do longa, que está de acordo com a do diretor:
“Fui fazer um teste com um novo tipo de câmera que eles estavam usando para fazer todo o CGI. E eu sou um daqueles caras que fica desconfortável facilmente. Fizemos aquilo por cerca de vinte minutos, e eu pensei, ‘Isso é loucura. Quanto tempo mais?’ E eles me disseram: 'Vai demorar entre duas e quatro horas', e eu disse: 'Não rola!' Você tem que estabelecer limites. Saia antes que você enlouqueça!”, contou ao programa de Howard Stern.
O resultado foi um filme excepcional que arrebatou as bilheterias com um faturamento mundial de 723 milhões de dólares. Além disso, Gravidade levou sete Oscars para casa, incluindo o de Melhor Diretor para Cuarón, mas o de Melhor Filme escapou, indo para 12 Anos de Escravidão.
*Conteúdo global AdoroCinema.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!