Os filmes (anti-)guerra que se concentram em batalhas submarinas têm inevitavelmente de competir com O Barco – e geralmente perdem uma comparação direta com o premiado épico de Wolfgang Petersen. Afinal, não é à toa que este ainda é um dos destaques indiscutíveis do gênero, mesmo mais de 40 anos depois.
É claro que isso não significa que Hollywood não tente regularmente adicionar algo novo ao subgênero submarino - e que não agrade ao público. Um exemplo: U-571 - A Batalha do Atlântico, que será lançado pela primeira vez como Blu-ray 4K. Studiocanal lançará o filme como uma edição limitada de colecionador em um elegante steelbook.
Hollywood poderia ter matado essa obra-prima do cinema de guerra: Realismo extremo e um elenco dedicadoU-571: Grandes estrelas, grande espetáculo
Enquanto Petersen escreveu uma peça opressiva e deprimente da história do cinema, o diretor de Breakdown - Implacável Perseguição e O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas, Jonathan Mostow, fez o que faz de melhor – e deu início a uma divertida explosão com recursos visuais e um elenco de estrelas.
Em U-571 você pode esperar cenários de ação elaborados e um conjunto de estrelas superlativo, do vencedor do Oscar, Matthew McConaughey (Interestelar) a Bill Paxton (Twister) e Harvey Keitel (Cães de Aluguel) até a lenda da música, Jon Bon Jovi é o suficiente. E, claro, há Thomas Kretschmann, que, como um dos alemães de maior sucesso em Hollywood, apareceu recentemente em filmes como Gran Turismo – De Jogador a Corredor e Indiana Jones e A Relíquia do Destino – e que também esteve na adaptação de O Barco, Das Boot, como Friedrich Berger.
U-571 foi um enorme sucesso de bilheteria em 2000 e ainda é muito popular hoje. Mesmo assim, o filme foi criticado na época, entre outras coisas por retratar um cenário puramente ficcional, que nunca aborda exatidão histórica, mas sim de efusões superficiais.
No final, a comunidade do AdoroCinema concedeu 3,3 de 5 estrelas. Com custos de produção de 62 milhões de dólares, A Batalha do Atlântico foi quase tão cara quanto Matrix, lançado apenas um ano antes – e você pode conferir por meio de aluguel ou compra no Prime Video, Apple TV e Youtube, especialmente em seus momentos de ação explosiva.
É disso que se trata o U-571: disfarçados de soldados da Wehrmacht, uma unidade da Marinha dos EUA assume o comando do submarino alemão U-571 em 1942. No entanto, o colosso de aço não-manobrável torna-se inevitavelmente o novo alojamento para a tripulação, cujo próprio navio é afundado no processo. Agora eles têm que fazer tudo o que puderem para de alguma forma chegar à costa inglesa sem serem descobertos.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!