Minha conta
    Somente a China poderia fazer um recorde de um fracasso épico: O filme de fantasia que custou 160 milhões, mas que ninguém queria ver
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Estrelado por Travis Fimmel e baseado em um dos mais famosos videogames, o longa-metragem foi um desastre financeiro nos EUA, mas no país asiático deu a volta por cima.

    Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos, o filme de 2016 baseado na famosa franquia de videogame da Blizzard, teve pouca utilidade para a sólida base de fãs com a qual começou quando chegou aos cinemas e fracassou. Tampouco importou ser estrelado por Travis Fimmel, astro de uma das séries de TV mais amadas e assistidas, a adorada Vikings.

    O filme dirigido por Duncan Jones começou com grandes expectativas como um dos maiores projetos de ação e fantasia, mas, para a surpresa da maioria, pouquíssimos se interessaram em ir ao cinema para assisti-lo.

    Warcraft era um fracasso garantido em seu primeiro fim de semana nos cinemas dos EUA: por um lado, os críticos o avaliaram negativamente - ele tem uma pontuação de apenas 29% no Rotten Tomatoes -, mas sua irrisória arrecadação de 24 milhões de dólares no fim de semana de estreia deixou o estúdio temendo o pior. As coisas não melhoraram em sua segunda semana. Além disso, Warcraft custou incríveis 160 milhões de dólares para ser produzido, o que foi um golpe financeiro para o estúdio.

    De acordo com o The Hollywood Reporter na época, a ambiciosa produção que adaptava a franquia de videogame precisava arrecadar 400 milhões de dólares nas bilheterias para atingir o ponto de equilíbrio, o que era 10 vezes mais do que havia ganhado, pouco mais de 45 milhões de dólares.

    Universal Pictures

    Entretanto, como aconteceu em outros exemplos ao longo da história, a China estava prestes a reverter a situação: o sucesso do filme na China foi tão impressionante que mudou completamente o cenário desastroso em que o filme se encontrava.

    Somente no primeiro dia de exibição nos cinemas chineses, Warcraft conseguiu igualar o total de bilheteria de sua estreia nos EUA: 46 milhões de dólares - incluindo um recorde em IMAX -, mas o número continuou crescendo: nos primeiros cinco dias, arrecadou 156 milhões e o valor total subiria para 221 milhões de dólares somente na China. No final, contando as arrecadações em todos os outros países, Warcraft acumulou um total de 439 milhões, quase não atingindo o ponto de equilíbrio.

    No entanto, apesar de ter salvado o dia, seu péssimo desempenho nos EUA marcou seu possível futuro, com poucas chances de uma sequência, mas deixando a porta aberta para uma reinicialização completa para tentar a sorte novamente.

    Universal Pictures

    Com o sucesso de Warcraft na China, ficou clara a grande popularidade do videogame da Blizzard no país asiático. Na verdade, graças a isso, Warcraft deixou de ser um fracasso épico para atingir um recorde: ser o filme baseado em um videogame de maior bilheteria da história. O filme manteve o marco por quase 7 anos, até 2023, quando Super Mario Bros. - O Filme o arrebatou com uma receita bruta de 1,347 bilhão de dólares, quase um bilhão a mais.

    Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos
    Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos
    Data de lançamento 2 de junho de 2016 | 2h 04min
    Criador(es): Duncan Jones
    Com Travis Fimmel, Toby Kebbell, Paula Patton
    Imprensa
    2,6
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top