Minha conta
    A ficção científica perdida de Steven Spielberg que quase ninguém sabe que existe: Estreou há 60 anos e só 500 pessoas foram vê-la no cinema!
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Foi fundamental para a realização de uma das grandes obras do diretor, mas Spielberg não gostou muito.

    Steven Spielberg fez muitos filmes excelentes ao longo de sua carreira, mas é inegável que seu nome está especialmente associado à ficção científica. Afinal, ele é responsável por títulos inesquecíveis como Contatos Imediatos do Terceiro Grau, E.T. - O Extraterrestre, Jurassic Park e um outro filme do gênero que muitos sequer sabem que existe.

    Um jovem prodígio

    Spielberg já era apaixonado pelo cinema desde pequeno, produzindo muitos filmes caseiros quando era mais jovem. De todos eles, o mais ambicioso foi Firelight, um filme de ficção científica de 140 minutos feito com apenas 500 dólares investidos por seu pai.

    O próprio Spielberg compôs a trilha sonora, foi responsável pela edição e fotografia, escreveu o roteiro e, obviamente, atuou como diretor, com a ajuda de outros membros de sua família. Sua irmã Nancy, por exemplo, foi uma das protagonistas.

    Columbia Pictures
    Cena de Contatos Imediatos do Terceiro Grau.

    A história de Firelight se passa em uma cidade fictícia do Arizona chamada Freeport, onde um grupo de cientistas observa luzes estranhas no céu antes que uma série de desaparecimentos misteriosos ocorram. Por trás de tudo isso estão três alienígenas que querem abduzir a cidade inteira, criando um zoológico humano em seu planeta natal.

    O filme foi lançado em 24 de março de 1964 em um único cinema. 500 pessoas foram vê-lo, mas uma delas pagou o dobro - então o filme acabou lucrando 1 dólar, já que nunca mais foi exibido publicamente.

    Perdido para sempre?

    Não muito tempo depois, Spielberg partiu para Hollywood em busca de sua grande chance. Lá, ele entregou os rolos master de Firelight a um produtor para que ele pudesse testar suas habilidades atrás das câmeras. Infelizmente, a produtora faliu uma semana depois e Spielberg nunca conseguiu recuperar o material.

    Em 1999, no programa Inside the Actors Studio, Steven destacou que sem Firelight, um de seus maiores filmes não existiria: "Firelight foi a faísca que acendeu Contatos Imediatos do Terceiro Grau, sem dúvidas."

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Telecine

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top