No início de 1985, Robert De Niro era o presidente do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Avoriaz, com Nicole Garcia, Guy Beart, Claude Pinoteau, Masaki Kobayashi, Christopher Walken e Claude Zidi, entre outros, em seu júri. Juntos, eles decidem premiar o filme de um diretor iniciante, um certo James Cameron.
Ele acaba de assinar seu segundo longa-metragem depois de Piranha II - Assassinas Voadoras: O Exterminador do Futuro, com Arnold Schwarzenegger viajando no tempo para assassinar Sarah Connor, que dará à luz o líder da futura rebelião contra a ordem de robôs liderada pela Skynet.
"Eu avisei vocês em 1984 e ninguém me ouviu": James Cameron acha que O Exterminador do Futuro pode virar realidadeQuando o veredito foi anunciado, ouvimos aplausos e vaias, e presente na exibição do filme, o ator francês, Michel Blanc, que acabava de ir para trás das câmeras um ano antes para a comédia Marche à l'ombre:
Ontem à noite eu vi um filme chamado O Exterminador do Futuro que é extremamente estúpido, filmado como Starsky & Hutch. Então, se for isso, é um pouco decepcionante. Como ele também ter chance de ganhar o prêmio, quero dizer que considero isso uma porcaria.
Uma opinião clara, acompanhada pela de Claude Brasseur, herói de vários suspenses franceses violentos dos anos 70 e 80, que ataca Arnold Schwarzenegger:
“Vejo que hoje o homem forte é representado por certos cineastas como um homem que tinha quatro ou cinco anos de Mister Universo com grandes músculos... Bom, rir em vez de acreditar."
No final, O Exterminador do Futuro ganhou o Grande Prêmio do Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz. O longa, que estreou em 1984, arrecadou globalmente mais 78 milhões de dólares, tendo custado menos de 7 milhões. Um sucesso que obviamente levaria às sequências - mais ou menos recomendáveis - que agora conhecemos. Quanto a James Cameron, seu “Starsky & Hutch” abrira para ele as portas do cinema, assim como para Arnold Schwarzenegger.
Mas não culpemos Michel Blanc: todo mundo já odiou um filme quando foi lançado, que com o tempo se tornou um verdadeiro clássico. São esses tipos de comentários chocantes que alimentam os debates acalorados dos fãs de cinema em todo o mundo, e também fazem parte da beleza e da vida da 7ª Arte.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!