Minha conta
    Para assistir hoje à noite no streaming: Um filme íntimo que nos apresentou um dos atores mais promissores de sua geração
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Todos os dias, o AdoroCinema recomenda um filme para (re)assistir no streaming. Esta noite: um longa maravilhoso sobre a adolescência de François Ozon.

    No verão em que completou 16 anos, durante uma viagem marítima na costa da Normandia, Alexis (Félix Lefebvre) foi heroicamente salvo do naufrágio por David (Benjamin Voisin), de 18 anos. Alexis acaba de conhecer o amigo tão sonhado. Mas será que o sonho durará mais de um verão?

    Este é o tom de Verão de 85 de François Ozon, uma obra poética sobre a adolescência e o primeiro amor que revela um ator formidável na pessoa de Voisin (que ganhou o prêmio César de Ator Mais Promissor por seu papel em Ilusões Perdidas). Esse filme maravilhoso, soberbamente dirigido, que aborda temas como homossexualidade, culpa e luto, não o deixará indiferente.

    5 personagens LGBTQIAP+ que transformaram o cinema

    Verão de 85, apresentado na Seleção Oficial do Festival de Cinema de Cannes 2020, é uma adaptação do romance de Aidan Chambers, "Dance on My Grave", que François Ozon leu em 1985, quando tinha dezessete anos. “Ele falou intimamente com o adolescente que eu era”, lembra o diretor. "O livro é muito lúdico e inventivo na sua linguagem e na sua construção. Inclui desenhos, trechos de artigos de imprensa, mudanças de pontos de vista, repetições de sequências de outra perspectiva. Tive um grande prazer de ler e quando comecei a fazer curtas-metragens, disse a mim mesmo: ‘Se um dia eu fizer um longa-metragem, meu primeiro filme será a adaptação desse romance”.

    Uma história de amor “universal”

    Mandarin Films

    François Ozon tem sido fiel ao livro, que nunca problematiza a homossexualidade e não a torna um dilema. “Alex e David se amam e o fato de serem dois meninos nunca é a questão”, diz o cineasta. “Por isso, quando adolescente, sonhei em ver esse filme, porque as representações da homossexualidade no cinema dos anos 80 eram muito sombrias, dolorosas, antes mesmo da chegada da AIDS. Filmei um romance entre meninos de uma forma bem clássica e sem ironia, para tornar essa história de amor universal.”

    Verão de 85, sobre o qual paira a sombra de Me Chame Pelo Seu Nome e o cinema de Eric Rohmer, recebeu 3 de 5 estrelas da crítica do AdoroCinema e é um filme para descobrir rapidamente no catálogo do Telecine.

    Verão de 85
    Verão de 85
    Data de lançamento 1 de abril de 2021 | 1h 41min
    Criador(es): François Ozon
    Com Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Telecine

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top