Alien: Romulus, o próximo filme da franquia Alien, chega em breve aos cinemas brasileiros. E embora não se saiba muito sobre o enredo do longa-metragem dirigido por Fede Álvarez, o título tem uma explicação dentro do universo. Mesmo que não seja, exatamente, muito óbvia.
Os títulos das parcelas da franquia Alien foram ficando cada vez mais sutis, saindo do autoexplicativo, até Alien - A Ressurreição, de 1997, se referir ao fato da heroína original da franquia, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), ter sido revivida por clonagem após morrer em Alien 3.
Prometheus, de 2012, por sua vez, recebeu o nome do mítico Titã que presenteou a humanidade com fogo. Isso se alinhou metaforicamente com a trama. O significado de Alien: Covenant também foi revelado pelo próprio filme: esse era o nome da nave que levou os personagens à ruína. Agora, é a vez de Alien: Romulus. E a partir de seu trailer, já é possível entender a referência do título, mesmo que o enredo do filme permaneça obscuro.
Alien: Romulus se passa entre os dois primeiros filmes de Alien e já foi escolhido o protagonista da promissora série de ficção científicaUm pouco de mitologia romana
"Romulus" é o nome de um laboratório científico na trama, e pode ser visto no trailer de Alien: Romulus. E o fato da porta de aço do laboratório ter a inscrição “Somente Pessoal Autorizado” acrescenta uma carga ainda maior de mistério. Confira o trailer aqui, no AdoroCinema.
Assim como Prometheus, Alien: Romulus toma emprestado um nome saído da mitologia. A história de Rômulo e Remo é um conto mítico do fundador de Roma, Rômulo, e seu irmão Remo, criados por uma loba. Filhos do deus Marte, Rômulo e Remo retornam ao seu local de nascimento para recuperar o trono. Quando eles conseguem, um conflito surge entre os dois e, embora os detalhes da morte sejam diferentes dependendo de quem conta a história, Remo é morto, enquanto Rômulo, por sua vez, sobrevive. E se estabelece em Roma.
Segundo o Screen Rant, em Alien: Romulus, o personagem Andy (David Jonsson), será apresentado como um irmão da heroína do filme, Rain (Cailee Spaeny). É possível esperar que isso desempenhe um papel de duplo sentido no título? Ou seja, além de se referir a um laboratório literal a bordo da estação espacial, o título de Alien: Romulus pode implicar que o relacionamento de Rain e Andy será problemático, e pode terminar em tragédia?
Alien: Romulus estreia em 15 de agosto, nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!