Minha conta
    Armadilha: Entenda o que foi a Operação Flagship, a história real que inspirou o novo filme de M. Night Shyamalan
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O mais novo filme de M. Night Shyamalan, que já foi classificado como um "Silêncio dos Inocentes em um show da Taylor Swift", se inspira em um evento impressionante da vida real.

    Armadilha, o próximo filme do diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Sinais), chega em breve aos cinemas brasileiros. O suspense acompanha Cooper (Josh Hartnett) e sua filha adolescente (Ariel Donoghue) em um show de música pop, quando Cooper percebe que ambos estão no epicentro de uma verdadeira armadilha, montada para capturar um serial killer.

    Armadilha
    Armadilha
    Data de lançamento 8 de agosto de 2024 | 1h 45min
    Criador(es): M. Night Shyamalan
    Com Josh Hartnett, Ariel Donoghue, Saleka Shyamalan
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,0
    Ver sessões (11)

    A trama, chamada pelo próprio cineasta de uma espécie de "Silêncio dos Inocentes em um show da Taylor Swift", também encontra inspiração na vida real. Não exatamente, no show da Taylor Swift, mas sim em uma operação da polícia norte-americana de 1985. Assim como na ficção escrita e dirigida por M. Night Shyamalan, a Operação Flagship tinha como objetivo capturar fugitivos perigosos.

    O que foi a Operação Flagship?

    Warner Bros

    A Operação Flagship foi uma operação policial originalmente orquestrada pelo governo dos Estados Unidos, na década de 1980. A força-tarefa especial Fugitive Investigative Strike Team, ou simplesmente FIST, foi criada para capturar centenas de fugitivos da lei, através de uma estratégia aparentemente simples: enviando-lhes ingressos grátis para um jogo de Futebol Americano. Mais precisamente, Washington Redskins vs. Cincinnati Bengals.

    A missão foi bem sucedida, e também envolveu centenas de marechais, policiais e outros agentes da lei que se vestiram como recepcionistas, líderes de torcida, mascotes e funcionários do estádio. Todos eles tiveram que permanecer no personagem. O que não só foi eficaz, como, pelo menos para Shyamalan, também se mostrou uma premissa extremamente divertida: "Foi hilário", ele disse à Empire.

    Os policiais eram literalmente líderes de torcida e mascotes. Esses caras estavam dançando quando entraram. E todos foram pegos. Foi tão distorcido e engraçado.

    Uma das principais táticas da FIST era, essencialmente, enganar os fugitivos pelo correio. Panfletos eram enviados, assegurando aos criminosos que eles haviam ganhado um prêmio maravilhoso. Quando viessem reivindicar, seriam presos. Uma iniciativa tão eficiente e simples, que se expandiu.

    Em Buffalo, Nova York, foi dito aos fugitivos que eles ganharam um prêmio da loteria de US$ 10.000. Na cidade de Nova York, foi dito que eles tinham que pegar um "pacote valioso". Já os condenados em Hartford, Connecticut, receberam a promessa de dois ingressos grátis para assistir a um show. Ao todo, a operação policial capturou 3.309 criminosos de forma generalizada.

    No entanto, foi a Operação Flagship — com a promessa de ingressos para o jogo Redskins/Bengals de 1985 — que resultou no maior número concentrado de prisões. Segundo o Slash Film, 101 pessoas ao todo. O que pode ser considerado a maior prisão em massa da história dos Estados Unidos.

    Armadilha estreia em 8 de agosto, nos cinemas.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top