Minha conta
    Sexta-Feira 13: Jason é inspirado numa história real?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Jason Voorhees é um dos maiores ícones do terror pela franquia Sexta-Feira 13, mas o personagem foi inspirado em uma história real?

    Não é nada incomum filmes de terror que são inspirados em histórias reais. Muito pelo contrários, vários clássicos e personagens foram baseados em acontecimentos macabros que realmente aconteceram. Jason Voorhees é uma das figuras mais icônicas do horror, protagonista da franquia slasher Sexta-Feira 13, mas ele existiu de verdade?

    Um serial killer que persegue e assassina jovens em um acampamento. É uma história que realmente poderia ter acontecido na vida, mas será que houve uma inspiração?

    Sexta-Feira 13
    Sexta-Feira 13
    Data de lançamento 1 de dezembro de 1980 | 1h 36min
    Criador(es): Sean S. Cunningham
    Com Betsy Palmer, Adrienne King, Jeannine Taylor
    Usuários
    3,6
    Assista agora em Max

    Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

    Jason Voorhees e a franquia Sexta-Feira 13 foram inspirados em uma história real?

    Warner Bros.

    É inegável a semelhança da história de Sexta-Feira 13 com um caso real ocorrido no Lago Bodom, na Finlândia, em 1960, quando três adolescentes foram assassinados brutalmente.

    Neste episódio em questão, três jovens foram esfaqueados até a morte, mas um deles acabou sobrevivendo e foi encontrado inconsciente com fraturas no rosto das facadas. Nils Gustafsson descreveu para a polícia que um homem vestido de preto com olhos vermelhos brilhantes invadiu sua barraca de manhã e o atacou. O caso até hoje não foi solucionado.

    Por mais que muitas pessoas afirmem que esse acontecimento brutal teria sido uma clara inspiração para Sexta-Feira 13, pelas semelhanças na história, muitos membros da produção negaram que o filme original tenha sido baseado em um caso real (via CBR).

    O roteirista Victor Miller contou ao site Friday the 13th de onde veio a inspiração para o primeiro Sexta-Feira 13, lançado em 1980 e dirigido/co-escrito por Sean S. Cunningham.

    "Primeiro veio o conceito de que emulamos Halloween. O título não veio até que o roteiro já tivesse passado por pelo menos um rascunho. A ideia para o acampamento de verão veio do meu instinto de que precisávamos de um local onde os jovens adultos seriam cortados de toda a ajuda adulta, a ideia básica em Halloween", explica Miller sobre o roteiro.

    "A ideia de que Jason morreu antes do filme começar também veio do conceito em Halloween – que há um mal anterior – Michael Myers assassinando a babá... O resto da história veio como resultado do local e da ideia de que, um por um, os campistas seriam eliminados pela mãe mais protetora (e insana) do mundo, a Sra. Voorhees. O rascunho original foi chamado Long Night at Camp Blood, até que Sean surgiu com o título. Então voltei e coloquei a referência à lua cheia e à sexta-feira 13 para que houvesse alguma conexão", completa.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top