Existem grandes filmes que até atingem um consenso entre mídia e público, mas que amargam nas palavras de grandes nomes do cinema. Com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, 8,2 no IMDB e uma legião de fãs que considera um dos melhores da franquia, Indiana Jones e a Última Cruzada agradou muita gente, mas não caiu nas graças de Quentin Tarantino.
Ao longo dos anos, Tarantino demonstrou sua paixão pela sétima arte e expressou em diversas ocasiões sua admiração por determinados filmes e colegas, mas, quando se trata deste projeto de Steven Spielberg, ele não compartilha uma opinião com a maioria das pessoas.
O primeiro filme de Steven Spielberg para o cinema foi retirado da programação depois de duas semanas – e hoje está quase esquecidoSegundo o diretor, o terceiro filme da famosa saga de aventuras estrelada por Harrison Ford é o pior de todos. Ainda pior do que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o episódio mais criticado até hoje.
Há alguns anos, o diretor de Pulp Fiction, Bastardos Inglórios e Era uma vez... em Hollywood surpreendeu com suas declarações em um episódio do podcast ReelBlend. Para ele, o filme de aventura de Spielberg é chato e não tem problema algum em confessar sua opinião.
"Gosto mais de A Caveira de Cristal do que de Sean Connery. Não gosto do Sean Connery. Não gosto nada de Sean Connery... É um filme tão chato. É chato. E ele não é um personagem interessante", disse ele.
Na plataforma de crítica cinematográfica Rotten Tomatoes, o terceiro filme da saga é o segundo filme de Indiana Jones com maior audiência depois de Os Caçadores da Arca Perdida (1981), início da franquia. Pelo contrário, com apenas 53% de opiniões positivas, a quarta parte fica para trás e com alguma distância da última e da quinta parte, que 88% dos telespectadores ainda consideram um sucesso apesar do seu fraco desempenho de bilheteira.
"Não foi um momento bom": Este é o motivo pelo qual Steven Spielberg se recusa a trabalhar novamente com Julia RobertsO filme favorito de Tarantino dentro da franquia é Indiana Jones e o Templo da Perdição, que, para ele, é definitivamente uma das melhores obras de Spielberg. "Meu filme favorito de Spielberg, com Tubarão esculpido em seu próprio Monte Rushmore, é Indiana Jones e o Templo da Perdição", explicou.
Segundo Tarantino, graças a esse filme foi criada a classificação etária PG-13 (não recomendado para menores de 13 anos nos Estados Unidos): “O filme foi tão bom que criou uma nova classificação na MPAA, algo que Brian De Palma nunca foi capaz de fazer!"
Indiana Jones e a Última Cruzada está disponível no Disney+ e no Paramount+.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!