Quase nenhum outro escritor teve tantas obras adaptadas para o cinema e a televisão como Stephen King. Não é de se admirar, já que o criador de It - A Coisa não é apenas um dos autores mais populares, mas também um dos mais prolíficos: além dos 65 romances que escreveu, há cerca de 200 contos, alguns dos quais também foram transformados em filmes aclamados (como Um Sonho de Liberdade).
No entanto, é lógico que não há apenas sucessos entre tantas obras. Uma das adaptações de King mais malsucedidas aos olhos de muitos fãs, Comboio do Terror, foi até mesmo dirigida pelo próprio mestre do terror. Mas foi outro filme que deixou o cultuado diretor Quentin Tarantino (Pulp Fiction) completamente desanimado.
Estamos falando de Os Vampiros de Salem, que Tobe Hooper dirigiu para a televisão americana em 1979. Existem várias versões editadas desse filme de terror vampiresco, incluindo uma versão simplificada para o mercado europeu e uma versão para a TV de 183 minutos que foi lançada como uma minissérie em duas partes.
Tarantino é um grande fã do marco do terror de Hooper, O Massacre da Serra Elétrica, e por isso suas expectativas eram extremamente altas quando Os Vampiros de Salem foi ao ar pela primeira vez na televisão. Mas, como escreveu em seu livro Cinema Speculation, ele não conseguiu nem mesmo assistir ao filme de três horas até o fim.
“Quando finalmente o vi, estava preparado para grandioso. E, cara, fiquei desapontado. Para mim, parecia apenas um filme arrastado, filmado no estilo da TV (e eu gosto de filmes de TV). Tentei assistir novamente há alguns anos, mas era muito chato. Desliguei depois de cerca de 25 minutos.” (via Far Out Magazine)
Qual é a história de Os Vampiros de Salem?
Ben Mears (David Soul) é um romancista natural da pequena cidade de Jerusalem's Lot – ou, como os habitantes locais a chamam, Salem's Lot. Enquanto volta para casa em busca de inspiração para sua próxima obra, ele descobre que há um novo morador em uma casa que permaneceu vazia por décadas: um vendedor de antiguidades chamado Barlow.
Nenhum dos habitantes da cidade conhece o tal Barlow, e sim o seu charmoso representante, Straker. Mas quando pessoas começam a morrer de repente, as coisas ficam ainda mais estranhas.
Os Vampiros de Salem não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!