Um dos filmes de fantasia mais populares dos últimos anos é Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, a terceira parte da saga spin-off de Harry Potter. A sequência mostra o diretor de Hogwarts, Albus Dumbledore (Jude Law), e o feiticeiro maligno Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) se enfrentando em um duelo épico, além de continuar a história do magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) e seus animais fantásticos.
As coisas parecem muito ruins para Animais Fantásticos 4 e 5
Qualquer pessoa que tenha assistido ao filme (disponível atualmente na Max e no Prime Video) deve estar se fazendo uma pergunta em particular: o que acontece depois? As partes 4 e 5 de Animais Fantásticos também não foram planejadas? Com base no status atual, você não deve ter muita esperança de que um dia descobriremos o final da saga.
Animais Fantásticos foi originalmente anunciado como cinco filmes. O plano era que a história cobrisse o período de 1925 a 1945 no Mundo Bruxo. Desde o lançamento do terceiro filme, no entanto, não houve praticamente nenhum sinal de vida em relação ao futuro da saga.
Em abril de 2022, a revista Variety escreveu em uma reportagem apontando que a continuação de Animais Fantásticos dependeria do sucesso da terceira parte. No entanto, se observarmos os resultados de bilheteria (via The Numbers), podemos ver claramente uma tendência negativa. O interesse do público diminuiu a cada filme.
- A Parte 1 arrecadou 812 milhões de dólares (orçamento: 180 milhões)
- A Parte 2 arrecadou 648 milhões de dólares (orçamento: 200 milhões)
- A Parte 3 arrecadou 405 milhões de dólares (orçamento: 200 milhões)
Mesmo se excluirmos o fator pandêmico em Os Segredos de Dumbledore, a tendência não pode ser negada: enquanto os filmes de Harry Potter conseguiam manter consistentemente um nível muito alto nas bilheterias (a última parte chegou a arrecadar mais de um bilhão), a série Animais Fantásticos está em queda livre.
A saga Animais Fantásticos está “estacionada”
Quando um estúdio de Hollywood investe 200 milhões de dólares na produção de um filme e também investe uma quantia não menos considerável em marketing, as expectativas são significativamente maiores do que os 405 milhões de dólares que Os Segredos arrecadou. Por isso, no momento, a saga está suspensa.
Em novembro de 2022, a Variety informou que nenhum novo filme do universo de Harry Potter estava em desenvolvimento na Warner Bros. Isso foi confirmado por David Yates, o diretor das três primeiras partes, no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2023, como relatou o Deadline.
Especificamente, Yates disse:
Não tivemos nenhuma conversa [sobre o futuro da saga] desde o final [de Animais Fantásticos 3]. Foi mais do tipo: ‘Vamos estacionar e parar de fazer isso por um tempo’. Mas eu nunca diria nunca.
Embora Yates tenha deixado uma porta aberta com sua declaração, um mês depois ele enfatizou novamente que a saga Animais Fantásticos está “estacionada” (via Guardian). Essa é a última atualização concreta de qualquer uma das pessoas envolvidas. Enquanto isso, a Warner Bros. mudou seu foco para outro projeto de Harry Potter.
Harry Potter está sendo refeito como uma série. O ambicioso projeto deve ser lançado em 2026, e o plano é cobrir cada um dos sete livros de J.K. Rowling com uma temporada. A franquia está, portanto, se despedindo da continuidade que percorreu todos os filmes anteriores e ousando um começo completamente novo.
Animais Fantásticos 4 está chegando ou não?
Oficialmente, a Warner Bros. não cancelou a realização de Animais Fantásticos 4 e 5. Portanto, é possível que a saga continue um dia. No entanto, com base nos desenvolvimentos atuais, não devemos ter muitas esperanças. Há outras coisas planejadas para a franquia no momento.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!