Se não fosse por seu status em Hollywood, alguns projetos de Kevin Costner jamais teriam sido realizados. De fato, um dos trabalhos do ator quase lhe custou sua carreira: a ficção científica O Mensageiro.
Após o fracasso de Waterworld - O Segredo das Águas, Costner queria se redimir com um filme que, esperançosamente, poderia repetir o sucesso de Dança com Lobos, contando com um generoso orçamento de 80 milhões de dólares.
Um orçamento bastante elevado para a época, mas era o que O Mensageiro demandava pela ambição de seu enredo: os Estados Unidos entraram em colapso após uma guerra apocalíptica. Seguimos um enigmático sem-teto se passando por um carteiro interpretado por Costner, que leva esperança aonde quer que vá com a promessa de uma nação restaurada.
Costner criou um filme de quase 3 horas, causando uma disputa com a Warner sobre a necessidade de cortes - especialmente após testes de exibição que tiveram respostas bem ruins do público. Porém, Costner não desistiu e lançou sua versão original - cujo desastre nas bilheterias foi colossal: o longa faturou apenas 30 milhões de dólares em todo o mundo.
As críticas foram majoritariamente negativas e o filme até foi indicado ao Framboesa de Ouro, onde conquistou cinco prêmios (incluindo Pior Filme, tendo rivais como Batman & Robin, Velocidade Máxima 2 e Ameaça Subterrânea.
Mas a opinião de Costner não mudou ao longo dos anos: "Acho que O Mensageiro é um filme muito engraçado quando você o assiste. Há humor nele. É um pouco sobre a natureza da fama, e lidar com alguém que é famoso, e ele dizer: 'Não, você é famoso'", disse o ator ao The Daily Beast em 2020.
O filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!