Minha conta
    Este marco do cinema não faz sentido: Foi assim que um autor entediado criou um dos maiores clássicos do suspense
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O roteirista Ernest Lehman na verdade tinha uma tarefa - mas isso o entediava tanto que, em vez disso, ele escreveu um suspense exagerado e acelerado que não segue a lógica normal.

    É um dos passatempos favoritos de muitos fãs de cinema: procurar e reclamar de falhas na lógica, coincidências improváveis e erros semelhantes. Um dos diretores mais influentes e respeitados teria balançado a cabeça com cansaço: Alfred Hitchcock, o mestre do suspense.

    Sempre que lhe perguntavam sobre erros no filme ou acontecimentos de arrepiar os cabelos, ele descartava: "É apenas um filme!" Quando se tratava de um suspense, ele seguia esse mantra com consistência invariável: Em Intriga Internacional, o diretor bane a plausibilidade para o banco de trás - apesar disso (ou precisamente por causa disso), tornou-se um clássico aclamado. North by Northwest, no original, está disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV e Youtube.

    "Os atores devem ser tratados como gado": Fala sem piedade de um dos maiores diretores de Hollywood de todos os tempos

    Intriga Internacional: Não se sinta naufragado

    O publicitário Roger Thornhill (Cary Grant) é sequestrado - simplesmente por causa de um mal-entendido: seus sequestradores pensam que ele é um espião chamado George Kaplan, de quem precisam descobrir um segredo. Como Roger não sabe de nada, ele não conta a ninguém - então os malfeitores o embebedam e o colocam em um carro para que ele possa dirigir até a morte bêbado.

    Roger, no entanto, dirige bêbado para um local seguro - por enquanto. Pois logo depois a caçada por ele começa. Roger viaja pelos EUA em busca de explicações e conhece Eve Kendall (Eva Marie Saint), que adora o perigo e por isso acha o homem perseguido atraente.

    Originalmente, Ernest Lehman deveria adaptar o best-seller “The Wreck of the Mary Deare”, escrito por Hammond Innes. Mas Lehman não foi longe: depois de lutar com o suspense policial marítimo por algumas semanas, o roteirista estava pronto para desistir.

    MGM

    Como descreve o historiador de cinema, Patrick McGilligan em “Alfred Hitchcock: A Life in Darkness and Light”, o material tornou-se enfadonho para Lehman. Ele estava convencido de que não conseguiria fazer um filme convincente. Hitchcock, que deveria filmar o romance para os estúdios MGM, concordou com este veredito. Alegando que estavam apenas fazendo da obra "um drama chato de tribunal", eles persuadiram a MGM a permitir-lhes desenvolver um longa original.

    A MGM ainda manteve Mary Deare e levou o filme ao diretor Michael Anderson e ao roteirista Eric Ambler. A adaptação literária, intitulada no Brasil como O Navio Condenado, teve um sucesso respeitável, mas foi ofuscada no mesmo ano cinematográfico por Intriga Internacional – o projeto que Lehman e Hitchcock assumiram.

    É um dos melhores suspenses da história: Uma obra-prima do cinema de mistério com uma dupla imbatível de protagonistas

    Perseguido por um tornado assassino?

    O clássico de 1959 surgiu porque Hitchcock e Lehman se deram muito bem durante seus esforços malsucedidos para adaptar The Wreck of the Mary Deare: Alfred Hitchcock disse a Ernest Lehman para simplesmente fazer o que quisesse. Segundo a lenda, a resposta de Lehman era que ele queria fazer “o melhor filme de Hitchcock”, como afirma John Russell Taylor em sua obra “Hitch: The Life and Times of Alfred Hitchcock”. Hitchcock concordou e especificou apenas um aspecto: o longa deveria conter uma perseguição ao Monte Rushmore.

    Lehman concordou e mergulhou na ideia de criar uma destilação de Hitchcock: Ernest queria alinhar cenas de suspense, interlúdios de ação, confusões de humor negro e duplos sentidos picantes juntos. Um desfile constante de momentos que seriam destaques em outros filmes - ele não pensou na plausibilidade disso, muito menos nas transições de cenas realistas.

    MGM

    Hitchcock gostou dessa atitude, então ele e Lehman se esbaldaram. Ademais, ficou muito pitoresco até para Lehman, como revelou ao jornalista John Joseph Brady para “The Craft Of The Screenwriter”:

    “Um dia, Hitchcock sugeriu que o protagonista ficasse preso no meio do nada e os vilões tentassem matá-lo com um tornado! Lehman questionou esse plano porque lhe parecia muito absurdo que os antagonistas de alguma forma evocassem um tornado e atacassem o herói. Então Lehman e Hitchcock juntaram suas cabeças novamente até chegarem à cena icônica e frequentemente copiada em que Cary Grant, como Roger Thornhill, é perseguido por um pulverizador agrícola.”

    Sem rima ou razão, enorme prazer cinematográfico

    Mesmo que Intriga Internacional não tenha um tornado assassino, o filme de espionagem em ritmo acelerado e encenado atmosfericamente opera apenas com base na lógica de que coisas imprevisíveis têm que acontecer o tempo todo para que a história continue se movendo e alcance novos clímax o mais rápido possível.

    MGM

    O verdadeiro objetivo dos vilões não é explicado, nem a ação das autoridades governamentais dos EUA que intervêm subitamente. Os personagens adquirem conhecimentos relevantes de forma inexplicável, informações importantes permanecem enormes lacunas no entendimento, alianças são encerradas ou iniciadas arbitrariamente. E os antagonistas escolhem métodos mais incompletos para neutralizar Roger do que seriam mais tarde usados pelos rivais de Bond, que aproveitaram 007 para elaborar dispositivos de tortura propensos a erros e depois o deixaram em paz.

    Mas tudo isto é inconsequente: as sequências individuais são tão dramaticamente sofisticadas, a música de Bernard Herrmann é tão emocionante, os personagens centrais são tão atraentes e as imagens de Hitchcock são tão envolventes que você não questiona.

    Hoje no streaming: O melhor filme de terror de todos os tempos – de acordo com os leitores do AdoroCinema

    Intriga Internacional não foi apenas um sucesso de bilheteria, mas também foi eleito o quarto melhor suspense norte-americano da história pelo American Film Institute, eleito o melhor do gênero de todos os tempos pela Time Out. A comunidade do AdoroCinema concedeu 3,9 de 5 estrelas a produção.

    Intriga Internacional
    Intriga Internacional
    Data de lançamento 12 de junho de 2023 | 2h 16min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason
    Usuários
    3,9
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top