Minha conta
    Clint Eastwood: Qual é o melhor papel do ator e diretor?
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Qual foi o primeiro filme estrelado por Clint Eastwood? Quais são os maiores sucessos do ator? Seus melhores e piores filmes? Separamos algumas informações sobre a filmografia desta lenda do cinema americano.

    Uma das grandes lendas de Hollywood começou a trabalhar na década de 1950 – e hoje, aos 94 anos, Clint Eastwood ainda não se aposentou. O AdoroCinema faz abaixo uma retrospectiva de sua carreira como ator e analisamos os filmes mais memoráveis dessa figura lendária do faroeste ao longo dos anos.

    Qual foi o primeiro papel de Clint Eastwood?

    Clint Eastwood não se tornou a megaestrela que conhecemos da noite para o dia. Antes de alcançar o sucesso em Hollywood, ele começou como figurante. Em 1955, desempenhou uma série de papéis não creditados, principalmente em A Revanche do Monstro, como um jovem técnico de laboratório; como um piloto de avião lançando um míssil sobre o monstruoso aracnídeo em Tarântula; e como um arqueiro no filme histórico O Suplício de Lady Godiva.

    Universal International Pictures
    Clint Eastwood em A Revanche do Monstro

    No mesmo ano, ele apareceu em Francis na Marinha, que marcou a primeira vez em que foi creditado em um filme, mesmo que o papel tenha sido anedótico. E, em 1956, ele desempenhou seu primeiro papel coadjuvante no faroeste de comédia Mulheres, Sempre Mulheres, em que interpretou o pretendente da personagem de Carol Channing.

    Qual é o melhor papel de Clint Eastwood?

    É óbvio, já que o personagem é um dos mais icônicos do cinema: o Homem Sem Nome é definitivamente o melhor papel de Eastwood. Esse anti-herói, gravado na memória de vários fãs de cinema, é o personagem principal da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone: Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e o célebre Três Homens em Conflito (1966). Misterioso e cínico, mas com um bom coração, esse caubói deixou uma marca tanto na carreira do seu intérprete como na história da sétima arte.

    Três Homens em Conflito
    Três Homens em Conflito
    Data de lançamento 1 de outubro de 2020 | 3h 00min
    Criador(es): Sergio Leone
    Com Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef
    Usuários
    4,6
    Assista agora em MGM

    Qual é a melhor cena de Clint Eastwood?

    Vencedor de quatro Oscars em 1993 (Melhor Filme e Melhor Diretor para Clint Eastwood, Melhor Ator Coadjuvante para Gene Hackman e Melhor Edição para Joel Cox), Os Imperdoáveis também deixou sua marca. Além de ser um faroeste sombrio em que o ator e diretor retrata o oeste americano em toda a sua complexidade, sadismo e violência, o filme também contém a melhor cena de sua carreira como ator.

    Atenção, spoilers! O que se segue revela o (excelente) final do filme.

    Este é o momento em que seu personagem, o temível fora da lei que virou fazendeiro William Munny, cumpriu o contrato pelo qual concordou em voltar ao serviço e parte em uma noite de tempestade para o bar onde está o vilão do filme Little Bill Daggett (Gene Hackman), pois seus homens torturaram e mataram o amigo de Munny, Ned Logan (Morgan Freeman).

    Depois de declarar a frase mais do que memorável: “Eu matei mulheres e crianças. Já matei quase tudo que anda ou rasteja, em um momento ou outro. E estou aqui para matá-lo, Little Bill, pelo que você fez com Ned”, ele dispara contra Daggett e seus homens.

    Desde a entrada silenciosa do anti-herói no estabelecimento, passando pela forma como ele enfrenta seu inimigo e o tiroteio que se segue, até a maneira como Clint Eastwood fala o pouco diálogo que tem, tudo é perfeito nessa cena, que conclui o longa-metragem em grande estilo.

    Qual é a cena mais engraçada de Clint Eastwood?

    Embora você saiba, é claro, que Clint Eastwood estrelou muitos faroestes, incluindo alguns dos mais lendários do gênero, o que talvez não saiba é que em 1969 ele atuou em um... faroeste musical. Intitulado Os Aventureiros do Ouro, esse é o filme em que o ator está mais engraçado – apesar de que, até hoje, ele tem vergonha deste trabalho e já afirmou uma vez que pensou em abandonar as gravações.

    Você pode conferir uma breve cena aqui:

    Qual é a cena mais triste de Clint Eastwood?

    Quando dois gigantes de Hollywood ficam frente a frente, o resultado é uma das mais belas (e impossíveis) histórias de amor do cinema. Estamos falando, é claro, de As Pontes de Madison, dirigido por Eastwood, no qual ele estrela ao lado da grande Meryl Streep. Ele é Robert Kincaid, um fotógrafo da National Geographic, e ela é Francesca, uma mãe presa em um casamento sem paixão.

    Os dois têm um caso apaixonado de quatro dias que termina quando o marido e os filhos de Robert voltam para casa. Apesar de seu amor por Robert, Francesca é incapaz de abandonar a família, como mostra a cena abaixo, em que, depois de fazer compras, ela está esperando o marido no carro quando avista Robert se aproximando na chuva. Eles se olham carinhosamente. Por fim, sorriem um para o outro, e então Robert vai embora.

    Uma despedida comovente e sem palavras que não deve ter deixado nenhum espectador indiferente. No restante da cena, quando o marido de Francesca a encontra no carro, ela chega bem perto de abrir a porta e sair para encontrar Robert, mas não o faz, e explica em off o quanto lamenta não tê-lo feito.

    Quais são os melhores filmes de Clint Eastwood como ator?

    De acordo com os leitores do AdoroCinema, os filmes mais bem avaliados de Eastwood como ator são:

    1. Os Imperdoáveis
    2. Menina de Ouro
    3. Gran Torino
    4. Três Homens em Conflito
    5. As Pontes de Madison

    Em quais séries Clint Eastwood atuou?

    No início da carreira, Eastwood apareceu em várias séries para um único episódio (Death Valley Days, Alfred Hitchcock Apresenta...), mas a série que realmente o colocou no centro das atenções foi Rawhide.

    Nos 217 episódios dessa produção de faroeste transmitida entre 1959 e 1965, ele interpretou o jovem e mal-humorado cowboy Rowdy Yates, parte de uma gangue encarregada de conduzir três mil cabeças de gado do Texas para o Missouri nos anos seguintes à Guerra Civil Americana.

    Rawhide
    Rawhide
    Data de lançamento 1959-01-09 | min
    Séries : Rawhide
    Com Clint Eastwood, Eric Fleming, Paul Brinegar

    Depois de se tornar um astro do cinema, Clint Eastwood nunca mais voltou à telinha, exceto por algumas aparições em Mrs. Eastwood & Company em 2012, um reality show que acompanhava sua então esposa, Dina Eastwood, e suas filhas. O casal se divorciou em 2014.

    Clint Eastwood já dublou algum personagem de filme animado?

    Em uma carreira de quase 70 anos, Clint Eastwood nunca emprestou sua voz a um personagem de filme animado. Nem mesmo para O Espírito do Oeste, claramente inspirado em seu personagem na Trilogia dos Dólares, no faroeste animado Rango. Se a voz desse misterioso caubói soa como a de Clint Eastwood, na verdade é a de Timothy Olyphant (também veterano dos faroestes).

    Clint Eastwood já dirigiu algum filme?

    Clint Eastwood é tão famoso como ator quanto como diretor. Embora tenha alcançado grande fama na frente das câmeras no final dos anos 1960, ele rapidamente passou a dirigir seu primeiro filme em 1971: o suspense Perversa Paixão, no qual também interpretou o papel principal. Esse papel duplo se repetiria muitas vezes nas décadas seguintes.

    Até o momento, ele dirigiu 39 longas-metragens. O mais recente é o comovente Cry Macho: O Caminho para Redenção, lançado em 2021.

    Cry Macho - O Caminho Para a Redenção
    Cry Macho - O Caminho Para a Redenção
    Data de lançamento 16 de setembro de 2021 | 1h 44min
    Criador(es): Clint Eastwood
    Com Clint Eastwood, Dwight Yoakam, Eduardo Minett
    Usuários
    3,1
    Assista agora em Max

    Com quem Clint Eastwood mais filmou?

    O ator com quem Clint Eastwood mais filmou foi Geoffrey Lewis. De O Estranho sem Nome a O Último Golpe, passando por Punhos de Aço - Um Lutador de Rua, eles se reuniram na década de 1980 para Bronco Billy e Pink Cadillac. Clint Eastwood também lhe deu um papel em um de seus filmes como diretor em que ele não atuou, Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, de 1997.

    Oscars, Césars, Cannes... Quais prêmios Clint Eastwood ganhou?

    É difícil de acreditar, mas, como ator, Clint Eastwood nunca ganhou um Oscar e recebeu pouquíssimas indicações nessa categoria, exceto por Os Imperdoáveis e Menina de Ouro. Embora esses dois filmes não tenham lhe dado sorte como ator, eles permitiram que ele saísse das cerimônias de 1993 e 2005 com duas estatuetas cada: Melhor Diretor e Melhor Filme.

    Esses longas-metragens também lhe renderam dois Globos de Ouro de Melhor Diretor, um prêmio que ele também recebeu por Bird em 1989, enquanto em 2007 seu Cartas de Iwo Jima foi coroado com o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

    Do outro lado do Atlântico, Clint Eastwood ganhou três Césares de Melhor Filme Estrangeiro por Gran Torino em 2010, Menina de Ouro em 2006 e Sobre Meninos e Lobos em 2004, além de um César Honorário em 1998.

    Além disso, cinco filmes do astro e/ou com ele foram selecionados para a Competição Oficial do Festival de Cannes: O Cavaleiro Solitário (1985), Bird (1988), Coração de Caçador (1990), Sobre Meninos e Lobos (2003, ano em que recebeu o prêmio Carrosse d'Or) e A Troca (2008).

    No entanto, em 2008, assim como Catherine Deneuve, ele recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do 61º Festival de Cinema de Cannes e, no ano seguinte, recebeu a Palma de Ouro.

    Quais são os projetos futuros de Clint Eastwood?

    Aos 94 anos, Clint Eastwood está trabalhando em um novo filme intitulado Juror #2, que conta a história de um homem nomeado para ser membro de um júri durante um julgamento por homicídio. Durante a audiência, ele se dá conta de que pode ser o verdadeiro assassino e se depara com um dilema difícil: deve confessar o crime e obedecer à lei ou deve usar sua posição para manipular os outros membros do júri e sair impune?

    Ao que parece, o cineasta não está estrelando esse longa-metragem, no qual Nicholas Hoult interpreta o papel principal. No entanto, teremos que ser pacientes, pois ainda não foi anunciada uma data de lançamento.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top