Ah, parques de diversões. Nos Estados Unidos fazem parte do empório multinacional de entretenimento, e têm uma importância financeira comparável a dos filmes. Por isso, adaptados a diferentes atrações, às vezes são feitos registros que contam com atores e diretores das franquias cinematográficas originais e, portanto, funcionam como sequências mais ou menos canônicas.
Alguns exemplos? Os filmes para atrações Guardiões da Galáxia – Missão: Breakout!, no Disney California Adventure, com vozes e performances de Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper e Vin Diesel. Ou Harry Potter and the Forbidden Journey e Harry Potter and the Escape from Gringott para os parques da Universal Studios, onde Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson reprisaram seus papéis. Mas nenhum teve a ambição e os grandes resultados de Back to the Future: The Ride.
Na verdade, o filme de meia hora que acompanha a atração funciona como um quarto capítulo da saga, já que seus acontecimentos acontecem após De Volta para o Futuro III, quando Biff Tannen, o vilão da saga, rouba um DeLorean para Doc. A atração foi lançada em maio de 1991, apenas um ano após o terceiro filme chegar aos cinemas, que lembramos ter sido lançado apenas quatro meses depois do segundo, que foi filmado simultaneamente. Chegou em 2 de maio de 1991 no Universal Studios Florida, alguns anos depois no Universal Studios Hollywood e, finalmente, em 2001, no Universal Studios Japan em Osaka.
Com Christopher Lloyd e Thomas F. Wilson reprisando seus papéis como Doc Brown e Biff Tannen, passamos para o ano de 1991 (ou seja, o presente dos telespectadores da atração). Doc Brown funda o Future Technology Institute. Mas quando Biff rouba um DeLorean e Doc pede ajuda aos visitantes para que a bordo de um DeLorean de oito passageiros embarquem numa perseguição que os leva ao período Jurássico, ao ano de 2015, e ao Hill Valley de 1955.
O final de De Volta para o Futuro 3 contém o maior mistério da saga e para percebê-lo é preciso prestar muita atenção no filho de DocEntre as atrações de De Volta para o Futuro: A Viagem estava o simulador de movimento que dava a oito pessoas a impressão de estar a bordo de um Delorean enquanto olhavam para uma enorme tela IMAX em formato de cúpula que os rodeava com uma visão de 180 graus. Vento, fumaça e luzes estroboscópicas foram utilizadas durante a projeção para tornar o passeio mais realista e aumentar a sensação de velocidade e movimento.
Quando a fama de De Volta para o Futuro começou a diminuir, a atração foi substituída por uma de Os Simpsons. Nele, os criadores se permitiram um bom número de acenos à atração que os precedeu: Comic Book Guy com a jaqueta futurista de Marty, um Doc Brown animado com a voz de Christopher Lloyd e referências ao Institute of Future Technology, que Doc não tem escolha a não ser trair o Professor Frink. O filme De Volta para o Futuro: A Viagem, restaurado e remontado, apareceu em diversas edições nacionais da saga a partir de 2010.
Os três filmes da saga De Volta Para o Futuro podem ser vistos no Disney+ e no Telecine, além de plataformas de compra ou aluguel digital.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!