Quem pensa em Richard Gere logo lembra de Uma Linda Mulher – afinal, a comédia romântica é de longe o maior sucesso do ator. Mas mesmo que ele e Julia Roberts formassem um dos casais dos sonhos do cinema dos anos 90 (mais tarde eles se reencontraram em Noiva em Fuga), Gere não deveria ser reduzido a isso: afinal, a filmografia do astro de 74 anos é extremamente diversificada.
O filme que o próprio astro de Infidelidade considera a maior obra de sua filmografia foi um de seus primeiros papéis no cinema: Cinzas no Paraíso.
“Estava errado”: É por este motivo que Richard Gere tem um grande problema com Uma Linda MulherIsto é Cinzas no Paraíso
Days of Heaven, no original, é o segundo filme de Terrence Malick. Depois que o diretor levou para o cinema o suspense-road movie, Terra de Ninguém, ele se dedicou à história do operário Bill (Gere), que mata seu superior em uma briga. Junto com sua namorada Abby (Brooke Adams), ele foge para o Texas no início do século 19 para trabalhar na colheita de um rico fazendeiro (Sam Shepard). Ele logo fica interessado em Abby - que Bill tenta explorar para seus próprios propósitos.
Com uma bilheteria mundial de 3,7 milhões de dólares (com um orçamento de três milhões), Cinzas no Paraíso não foi particularmente bem-sucedido, mas o melodrama histórico foi quase unanimemente elogiado pela crítica - principalmente pelas imagens requintadas do diretor de fotografia, Néstor Almendros (que ganhou um Oscar por elas) e a não menos bela trilha sonora de Ennio Morricone. Terrence Malick também ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Cannes.
É por isso que Richard Gere considera Cinzas no Paraíso seu melhor filme
Quando questionado em uma entrevista ao Rotten Tomatoes sobre seus longas favoritos, Richard Gere respondeu: “Vou começar com Cinzas no Paraíso, que foi um dos meus primeiros filmes. É provavelmente também o meu melhor filme. É muito difícil acompanhar um filme como esse. Terrence Malick se tornou Terrence Malick através dessa produção, por assim dizer. E é também o meu primeiro projeto que foi exibido em Cannes. Então, tudo neste filme foi importante para mim, como ator e como pessoa.”
Terrence Malick fez uma longa pausa na direção depois de Cinzas no Paraíso, apenas para retornar 20 anos depois com um filme de guerra visualmente deslumbrante - que não é protagonizado por Richard Gere, mas conta com uma dúzia de outras estrelas.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!