John Krasinski tem uma das carreiras mais interessantes da Hollywood recente. Conhecido por sua aptidão para comédias, especialmente quando lembrado por interpretar Jim na versão americana de The Office, o artista conquistou seu espaço através da própria versatilidade.
Depois de estrelar uma das sitcoms mais amadas da TV norte-americana, o ator continuou explorando projetos voltados ao romance e à comédia, incluindo algumas narrações em programas animados. Enquanto explorava a atuação, ele dirigiu seus primeiros longas-metragens, Brief Interviews with Hideous Men e Família Hollar, que se entregam aos gêneros já conhecidos pelo iniciante realizador.
O diretor de Um Lugar Silencioso: Dia Um fala sobre a possibilidade de uma sequência. “Um musical animado de Frodo sempre será uma opção”Durante quatro anos, de 2013 a 2017, Krasinski produziu, ao lado de Scott Beck e Bryan Woods, o que seria uma das franquias mais importantes da Paramount Pictures. Uma carta de amor às ficções científicas, Um Lugar Silencioso nasceu em março de 2018.
Seis anos depois, o terceiro capítulo dessa saga pós-apocalíptica chegou aos cinemas de todo o mundo como um prelúdio. Estrelado por Lupita Nyong'o e Joseph Quinn, o filme apresenta acontecimentos do primeiro dia da invasão alienígena em Nova York. A partir de um tom mais dramático ao natural suspense das narrativas anteriores, o longa entrega uma referência curiosa ao universo de ficção científica.
A grande dama da ficção científica em Um Lugar Silencioso: Dia Um
O amor de Krasinski pela ficção científica se traduz não apenas através da história principal, mas também em diversas referências que compõem os filmes. Embora não seja o diretor do novo projeto, ele é responsável pelo roteiro e pela produção do longa.
Em determinado trecho do longa, Sam (Nyong'o) encontra uma cópia de Dawn, aclamado livro de Octavia Butler. A protagonista folheia o título durante um breve instante antes de seguir sua jornada, relembrando do mundo que existia antes da invasão alienígena. Este momento relativamente direto ao público é um aceno à autora conhecida como "a grande dama da ficção científica".
Um Lugar Silencioso - Dia Um: Para Lupita Nyong'o, atuar no filme "foi muito terapêutico" após perda de Chadwick BosemanA obra não está no filme por acaso. Enquanto existe o paralelo simples que nos lembra que tanto Sam quanto Butler são escritoras negras, a obra encontrada apresenta justamente uma história pós-apocalíptica com interferência de uma raça alienígena. A trama acompanha Lilith Iyapo tentando reconstruir a humanidade após uma guerra nuclear contra estes seres, que antes pareciam benevolentes.
Octavia Butler é um dos nomes mais importantes para a literatura de ficção científica. Premiada com honrarias como Nebula e Hugo, a escritora utilizou a fantasia para falar sobre questões raciais da década de 1970 até meados dos anos 2000 quando veio a falecer. Entre suas principais obras estão Kindred, A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos.
Um Lugar Silencioso: Dia Um segue em cartaz nos cinemas brasileiros. É possível acompanhar uma história da autora através da adaptação Kindred: Segredos e Raízes, disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!