James Dean estrelou três longas-metragens entre 1954 e 1955. Todos são ótimos filmes, mas um deles tem uma aura única, que é o drama adolescente de Nicholas Ray, Juventude Transviada.
Jim Stark, 17 anos, é preso por embriaguez em público. Recém-chegado a Los Angeles, ele tenta se adaptar à sua nova escola, mas se irrita com Buzz, o líder de uma pequena gangue que governa a escola. Os dois jovens entram em uma briga de faca e Jim entra em uma espiral de violência.
Na mesma época em que Juventude Transviada estava sendo filmado, foi lançado o primeiro longa-metragem estrelado por James Dean: Vidas Amargas, a história de um conflito de gerações entre um filho e seu pai. O filme transformou Dean instantaneamente no símbolo da rebelião entre a velha e a nova geração em uma América em rápida transformação.
Nicholas Ray (que já havia dirigido Johnny Guitar e The Lusty Men) compreendeu imediatamente a capacidade do público jovem de se identificar com James Dean e decidiu deixá-lo improvisar algumas de suas cenas, especialmente aquela em que ele brinca com o macaquinho de pelúcia rastejando no chão, que se tornou os créditos de abertura.
O rosto de um jovem sem rumo
James Dean foi um dos rostos do "Method Acting", da mesma forma que um certo Marlon Brando na época. Em resumo, esse método tem como objetivo entender as aspirações e os sentimentos mais profundos de um personagem para mergulhar nele e encarná-lo da melhor forma possível na tela ou no palco. A atuação de James Dean foi tão inovadora em Vidas Amargas quanto em Juventude Transviada.
Esse último também retrata o mal-estar da juventude americana diante das convenções e dos grilhões da sociedade que não lhes convêm mais. O rock'n'roll estava em marcha, os anos 60 e a liberação sexual estavam se aproximando lentamente, e James Dean se tornou tudo isso, especialmente no filme de Nicholas Ray, no qual ele interpretou um bad boy verdadeiramente desesperado, um "rebelde sem causa", como sugere o título original.
Dean não chegou a assistir ao lançamento de Juventude Transviada, pois morreu aos 24 anos em um acidente de carro em 30 de setembro de 1955, um mês antes da exibição do filme nos cinemas americanos. Ele havia acabado de filmar cenas para seu último longa-metragem, Assim Caminha a Humanidade, de George Stevens.
Há pouco tempo, Juventude Transviada esteve disponível para streaming no Max e pode ser que retorne em algum momento. Por enquanto, você o encontra disponível para aluguel ou compra digital nas plataformas Amazon ou Apple TV.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!