O lendário Clint Eastwood lançará em breve seu próximo filme como diretor, mesmo já tendo 94 anos. Agora foi anunciado um projeto que duvido muito que tenha feito o seu dia, pois acaba de saber que Hollywood está preparando um remake de Por Um Punhado de Dólares, o filme que tornou Eastwood famoso.
Por um Punhado de Dólares foi dirigido pelo italiano Sergio Leone e é conhecido por inaugurar, em 1964 o lendário gênero do “Spaghetti Western”. Esses são os clássicos filmes de faroeste filmados na Itália em cenários que lembravam o Velho Oeste americano com um orçamento bem mais enxuto do que os primeiros “bangue bangues” de Hollywood.
No longa, um pistoleiro sem nome (Clint Eastwood) chega à San Miguel, uma cidade no México que faz fronteira com os Estados Unidos. O lugar está em guerra, dividido entre duas facções poderosas, os Baxters e os Rojos, e ambas querem o apoio do pistoleiro. Para ganhar dinheiro, ele aceita as duas propostas e passa a trabalhar para as gangues rivais.
Depois de deslanchar a carreira de Eastwood e os westerns italianos, o sucesso da produção foi tão grande que ganhou o título de maior faroeste da história do cinema. Leone ainda lançou mais duas sequências que compõem a Trilogia dos Dólares: Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito.
Por que o remake de Um Punhado de Dólares perturbaria Clint Eastwood?
Por enquanto, os detalhes em torno desta nova versão de ‘A Fistful of Dollars’ são bastante escassos. O portal Deadline, que confirmou a notícia, aponta que o filme de Leone seja adaptado para o inglês, mas nem esse ponto foi confirmado ainda, muito menos quem preencherá o vazio deixado pela ausência de Eastwood.
Além disso, não seria do interesse do ator fazer um remake de um filme que foi acusado de plágio, ressuscitando a antiga discussão. A produção de Por Um Punhado de Dólares foi processada por copiar o enredo de Yojimbo: O Guarda-Costas, de Akira Kurosawa.
Eles até tiveram que pagar uma indenização milionária por isso, mas nunca tiveram que creditar isso dentro do próprio filme por uma brecha na sentença. Com a nova versão, seria questão de tempo para um novo processo.
*Conteúdo global AdoroCinema.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!