No final da década de 1970, Dan O'Bannon escreveu o roteiro, como ele descreveu, de "um filme de terror em uma nave espacial com um pequeno grupo de astronautas". A princípio não parece particularmente incomum – mas na verdade foi o sinal de partida para uma das maiores e icônicas franquias de ficção científica de todas: a série Alien.
Mesmo que Ridley Scott não tivesse mais nada a ver com os sucessores diretos, a franquia não o deixou ir. No entanto, o diretor de Gladiador tinha ambições maiores do que apenas fazer outro filme de Alien. Ele queria chegar ao fundo da questão e responder de onde o alienígena realmente veio. Para isso, ele desenvolveu Prometheus, disponível no catálogo do Disney+.
Disponível no streaming: O último episódio de uma excelente série de ficção científica que precisa ser continuadaO longo caminho de Alien a Prometheus
Quando Alien, o 8º Passageiro foi lançado, Ridley Scott ainda era um cineasta relativamente desconhecido que havia feito apenas um filme, Os Duelistas. Mas seu segundo trabalho mudou tudo para o diretor. Embora o longa não tenha sido ideia original dele, ele criou vários esquetes que o estúdio achou tão promissores que dobraram o orçamento e acreditaram que seria um sucesso - e foi o que aconteceu.
Quer seja o design da nave espacial ou o de H.R. Giger, que criou o monstro do título, Alien moldou o gênero de ficção científica como poucos outros filmes e, com receitas de bilheteria de 184,7 milhões de dólares (com um orçamento de apenas 11 milhões), foi um grande sucesso de bilheteria. Também ficou claro que não seria apenas uma única excursão pela vastidão do espaço, mas que mais partes de Alien teriam que chegar ao cinema.
Ridley Scott inicialmente desistiu, mas ele tinha mais planos para Alien
Mas Scott inicialmente desistiu e fez vários fracassos seguidos, o que felizmente não prejudicou sua carreira – com Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) houve pelo menos outro marco na ficção científica. Nesse ínterim, o diretor de Titanic e Avatar, James Cameron, desenvolveu a sequência Aliens, O Resgate (1986), e seis anos depois, o idealizador de Clube da Luta, David Fincher, estreou no cinema com Alien 3. A quarta parte, Alien - A Ressurreição, veio em 1997, dirigida por Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).
Somente 33 anos após o original é que Scott retornou à franquia que criou. Prometheus gerou polêmica nos círculos de fãs, mas muitos ficaram impressionados com o filme, que se manteve independente apesar de fazer parte de uma franquia famosa. A prequela mais do que triplicou seu orçamento com a bilheteria, mas o sucessor, Alien: Covenant, teve desempenho inferior. Os planos de dar continuidade a mais duas sequências diretas foram, portanto, enterradas por enquanto.
A maior saga de ficção científica está de volta: Novo trailer traz humanos presos no espaço contra seu pior inimigoMas isso não significa que não haverá mais filmes de Alien: Alien: Romulus será lançado nos cinemas em 15 de agosto, desta vez dirigido pelo diretor de O Homem nas trevas, Fede Alvarez. Seguindo os passos de Sigourney Weaver estão Cailee Spaeny (Priscilla), Isabela Merced (Madame Teia), entre outros.
A propósito, Ridley Scott já assistiu a nova produção e revelou sua reação.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!