Minha conta
    Um Lugar Silencioso: Esse é o visual da franquia sem efeitos especiais
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Um Lugar Silencioso: Dia Um, spin-off da celebrada franquia de suspense comandada por John Krasinski, está fazendo sucesso nos cinemas de todo o mundo.

    Com algumas semanas em cartaz nos cinemas, já podemos assumir o sucesso do prequel de Um Lugar Silencioso. Um Lugar Silencioso: Dia Um, protagonizado por Lupita Nyong'o e Joseph Quinn, embora explore acontecimentos anteriores aos eventos vividos pela família Abbott (John Krasinski e Emily Blunt), se conecta perfeitamente ao universo da franquia.

    O que muitos podem não saber, é que os filmes de Um Lugar Silencioso, em especial as duas primeiras parcelas, privilegiaram os efeitos práticos, para compor a carnificina alienígena horripilante que vemos na tela. E os conteúdos de bastidores fornecem argumentos suficientes para impressionar qualquer fã.

    O caminhão equipado com um simulador de movimento

    Looper

    Para um filme com um orçamento tão limitado, Um Lugar Silencioso conseguiu realizar feitos notáveis. Ainda no primeiro Um Lugar Silencioso, acompanhamos uma criatura que rastreou os Abbotts até sua fazenda. Vemos relativamente pouco da criatura, mas a cena é tensa porque ela pode saltar do escuro a qualquer momento. Um dos momentos em que a vemos é quando Regan (Millicent Simmonds) e Marcus (Noah Jupe) são atacados por ela na caminhonete.

    Exceto pelo "alienígena" em si, essa cena foi filmada principalmente de forma prática. Segundo informações divulgadas dos bastidores de Um Lugar Silencioso (Via: Looper), para filmar a cena, a caminhonete foi colocada em uma plataforma giratória com um simulador de movimento, que podia girar e tremer conforme necessário.

    Humanos fazendo os movimentos dos monstros

    Looper

    Falando nas criaturas alienígenas, o movimento delas é um show a parte. Mas, vale dizer, que esse efeito não seria possível sem o uso de um elemento humano, na forma de captura de movimento.

    Os bastidores de Um Lugar silencioso (Via: Looper) revelam que, para criar os bichos de forma digital, atores de verdade foram colocados em trajes de rastreamento de movimento, e realmente representaram as posturas das criaturas. Como os monstros andam geralmente de quatro e ficam perto do chão quando se movem, os artistas tiveram que se curvar no chão ou rastejar com as mãos e joelhos - e os atores deram tudo de si!

    Lupita Nyong'o não gosta de gatos? Um Lugar Silencioso: Dia Um pode ter feito a atriz mudar de ideia

    Um "silo" de verdade

    Looper

    A sequência do silo — que se refere ao local destinado ao armazenamento de produtos agrícolas — foi filmada em dois conjuntos de silos reais, um para as cenas do exterior e um para o interior. Um silo de seis andares teve que ser construído no local.

    Para a cena em que Regan e Marcus estão presos dentro do silo, um tanque real foi preenchido com uma camada de aproximadamente 30 cm de milho. Debaixo do milho havia uma membrana que permitia que os atores passassem por ela sem deixar o milho vazar. Millicent Simmonds e Noah Jupe desciam abaixo da membrana quando seus personagens estavam afundando e depois reapareciam no momento certo.

    E... Acrobacias impressionantes!

    Looper

    John Krasinski voltou a dirigir Um Lugar Silencioso - Parte II, e assim como fez no primeiro filme, ele tentou usar efeitos práticos o máximo possível. O maior orçamento permitiu que a equipe de produção fosse um pouco mais criativa com esses efeitos. Nas cenas que mostram os alienígenas atacando pessoas, o CGI foi naturalmente usado para os próprios alienígenas, mas as pessoas eram reais na maioria das vezes.

    Cenas de bastidores disponíveis no YouTube (Via: Looper) revelam que, na cena que mostra Lee (Krasinski) e Regan em uma taverna quando a invasão começa, a equipe de efeitos tinha dublês voando pelo set como se estivessem sendo arremessados ​​pelo alienígena de verdade. Em um caso, um dublê foi realmente empurrado sobre um balcão de bar. O alienígena foi então adicionado na pós-produção.

    No final, todo o esforço parece ter valido a pena, pois todas as cenas de ataque alienígena no filme alcançam uma visceralidade que não teria sido possível com modelos 100% CGI.

    Um Lugar Silencioso: Dia Um está em cartaz nos cinemas.

    Um Lugar Silencioso: Dia Um
    Um Lugar Silencioso: Dia Um
    Data de lançamento 27 de junho de 2024 | 1h 39min
    Criador(es): Michael Sarnoski
    Com Lupita Nyong'o, Joseph Quinn (VII), Alex Wolff
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Ver sessões (109)

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top