Gosto de Harry Potter há mais de 20 anos. Li todos os livros com o mesmo entusiasmo com que alguém come seu prato favorito. Assisti aos filmes tantas vezes que não tenho dedos suficientes na mão para contá-los. E, apesar de mais de duas décadas de envolvimento com o mundo mágico criado por J.K. Rowling, foi só agora que descobri algo em um dos filmes que eu nem sabia que existia. É como encontrar uma nota de 20 no bolso da calça: apenas um dos filmes tem uma cena pós-créditos.
A introdução de cenas pós-créditos em grandes franquias de filmes - também em filmes que deixam a porta aberta para iniciar uma franquia - tornou-se extremamente popular graças ao Universo Cinematográfico da Marvel. Embora pareça a norma agora, não era a mesma coisa anos atrás. Harry Potter parecia ser um exemplo disso. Pelo menos, era o que eu pensava. Até descobrir que, no total, a franquia tem uma cena pós-créditos, e ela está em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Faça o teste: entre no Max, assista ao segundo episódio da saga e, assim que todos os créditos terminam, a cena em questão aparece. Ela é muito curta, dura apenas alguns segundos e apresenta Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh). O momento se passa após os eventos do filme, quando o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas perde a memória.
Se você se lembra do final da história, Lockhart entra com Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Ron Weasley (Rupert Grint) na Câmara Secreta. O professor planeja sair de lá com um pedaço de pele de basilisco e contar que Ginny já estava morta quando ele chegou e que os dois protagonistas perderam a vida tragicamente. Apenas mais uma história para aumentar sua fama, certo? Para que tudo saia como esperado, Lockhart lança um feitiço de memória em Harry e Ron usando a varinha quebrada. O resultado: o feitiço volta e é ele quem perde a memória. E, bem, a maneira como Lockhart ganhou sua reputação de herói foi fazendo com que as pessoas esquecessem os eventos reais e inventassem uma história, que ele então contava em seus livros.
A cena pós-créditos nos leva ao Beco Diagonal, a área de compras mágica de Londres. Lá, a câmera passa para uma vitrine onde está o novo livro de Gilderoy Lockart, "Quem Sou Eu?" Em inglês: Who Am I? Na capa, o personagem aparece em uma camisa de força. Como você pode ver, a cena não serve como um teaser para o que está por vir no futuro da saga. Ela funciona simplesmente como uma piada.
O que eu mais gostei de descobrir é que eu não era o único que não tinha percebido isso. "Hoje assisti ao último episódio de RuPaul's Drag Race UK e ao final de WandaVision, mas saber que Câmara Secreta tem uma cena pós-créditos foi a coisa mais fascinante que me aconteceu hoje", diz um usuário do YouTube nos comentários de um vídeo que mostra a cena pós-créditos. "Onze anos. Faz onze anos que não vejo esse filme e só agora descobri que ela existe", diz outro. "Esse filme foi lançado há 20 anos e só agora estou descobrindo que ele tem uma cena pós-créditos", diz outro. E o meu favorito: "Minha vida inteira foi uma mentira".
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!