É claro que não existe uma lista objetiva dos melhores filmes de todos os tempos, mas para muitos cinéfilos, a lista dos 250 melhores da IMDb chega bem perto. Afinal, essa é provavelmente a maior lista de melhores filmes da Internet (e, portanto, a maior de todas), compilada a partir das avaliações de vários milhões de usuários.
Além de clássicos como O Poderoso Chefão e Três Homens em Conflito, e filmes recentes famosos como Oppenheimer e Duna: Parte 2, a lista também inclui filmes menos conhecidos pelos espectadores. Em 89º lugar, encontramos Cafarnaum, um filme lançado em 2019 e dirigido por Nadine Labaki. Um drama imperdível disponível no Prime Video.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Cafarnaum conta a história de Zain (Zain Al Rafeea). O garoto de 12 anos está preso e processa seus pais porque eles o trouxeram ao mundo com um pedido: que fossem proibidos de ter mais filhos. O menino justifica esse pedido drástico contando a história de sua vida e de seu sofrimento. Uma fábula política contemporânea sobre uma criança que se rebela contra a vida que foi forçada a viver.
Cafarnaum mistura documentário e ficção para envolver o espectador desde o primeiro minuto. Labaki co-escreveu o roteiro com o colaborador regular Jihad Hojeily e a novata Michelle Keserwany. O filme é estrelado pelas crianças Zain Al Rafeea e Cedra Izam, bem como por Fadi Yousef e pela própria diretora.
A diretora arriscou muito para fazer o filme, pois ela e o marido até arriscaram a própria casa para financiá-lo. O filme, filmado com atores amadores em bairros pobres, foi um grande sucesso em todo o mundo, arrecadando quase 65 milhões de dólares e tornando-se o filme de maior bilheteria da história do cinema em língua árabe.
Acima de tudo, é improvável que Cafarnaum deixe alguém indiferente - muito pelo contrário. O drama parcialmente documental é tão emocionalmente poderoso que muitos espectadores ficarão completamente devastados. A atuação do excepcional Zain Al Rafeea, em particular, é tão comovente que chega a impressionar, embora às vezes também haja um toque de humor.
A cinematografia do alemão-libanês Christopher Aoun, ganhador do German Camera Award, também é excelente. Além disso, para muitos espectadores, essa é a melhor interpretação de um bebê que pode ser vista na tela grande. Talvez você não acredite, mas tenho certeza de que concordará depois de assistir ao filme.
Você não só verá um dos melhores filmes de todos os tempos de acordo com o Top 250 da IMDb, mas, acima de tudo, uma joia cativante e comovente. Duas horas que certamente não o decepcionarão.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!