Em 15 de junho de 1999, a mídia norte-americana anunciou que Dougray Scott interpretaria o Wolverine, descrito na época como “o papel principal”, no filme dos X-Men que estava sendo preparado por Bryan Singer e adaptado dos quadrinhos da Marvel. Sua personalidade feroz na comédia policial Twin Town convenceu o presidente da Fox a lhe dar o papel.
Entretanto, no início das filmagens de X-Men - O Filme, Scott estava interpretando o principal vilão de Missão Impossível 2. Tom Cruise o havia escolhido pessoalmente para o papel e não tinha intenção de deixá-lo ir até que ele terminasse suas cenas. Scott disse a ele que faria os dois filmes, mas foi proibido por Cruise.
“Por algum motivo, [Tom] disse que eu não poderia. Ele era um cara muito poderoso, e todos faziam o possível para ficar do seu lado”, disse Scott. O ator, portanto, cancelou sua participação no filme de Bryan Singer.
Pânico entre os X-Men
A Fox, por sua vez, já havia começado a filmar X-Men e encontrava-se sem o intérprete de Wolverine. No set do filme de super-heróis, enquanto Patrick Stewart e Ian McKellen estavam filmando suas cenas como Charles Xavier e Magneto, as audições para o papel de Logan recomeçaram.
Hugh Jackman já tinha feito um teste para ser o Wolverine, mas foi recusado. O ator então teve outra oportunidade – que foi um desastre. Ele relembra à Entertainment Weekly que não foi bem recebido pelo roteirista Tom DeSanto:
“[DeSanto] ficava pedindo: ‘Silêncio... mais baixo... mais baixo’. No final, eu não conseguia nem me ouvir. Eu poderia dizer que ele estava pensando: ‘Por que, no meu horário de almoço, estou fazendo um teste com um cara para um papel que já havia sido escalado?’. Ele estava puto.”
Mas Jackman não sabia que, na época, a equipe estava em apuros. “Havia uma urgência em encontrar o nosso Wolverine”, lembra Kevin Feige, que ainda era apenas um “associado de produção” e ainda não o mandachuva da Marvel Studios.
“Lauren [Schuler-Donner, produtora de X-Men] estava muito entusiasmada com esse australiano que havia sido inicialmente rejeitado. Se me lembro bem, um dos motivos foi o fato de ele ser muito alto. Nos quadrinhos, Wolverine às vezes é chamado de Pequeno Hidrante de Fogo. Ele é um cara pequeno, mas eles estavam desesperados.”
Um jantar para convencer a todos
Jackman deixou a audição convencido de que nunca conseguiria o papel. Feige, no entanto, ofereceu-se para levá-lo para jantar com DeSanto antes de voltarem para o aeroporto de Toronto. O ator não teve muitas esperanças e respondeu: “Kevin, todos nós sabemos que não vou conseguir o papel. Não precisamos jantar”. Mas Feige insistiu, jantou com seus dois convidados e levou Jackman ao aeroporto, que disse a si mesmo que nunca mais veria o produtor.
No final das contas, ele foi escalado e emprestou seus traços ao Wolverine em dez longas-metragens, às vezes apenas para uma simples participação vocal, às vezes em spin-offs inteiramente dedicados ao personagem. Agora, 24 anos depois de ter vestido suas garras pela primeira vez, Jackman está de volta como Logan no aguardado Deadpool & Wolverine, que chega aos cinemas em apenas 21 dias.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!