Os amigos imaginários estão em destaque este ano. Depois do longa-metragem Amigos Imaginários, dirigido por John Krasinski e estrelado por Ryan Reynolds, um novo filme sobre o assunto foi recentemente adicionado ao catálogo da Netflix. Adaptado do romance Os Imaginários, de A.F. Harrold e Emily Gravett, a animação O Imaginário nos leva a uma aventura épica ao lado de Rudger, um garoto diferente de qualquer outro, já que ele não é real.
Um tema universal
Rudger é fruto da imaginação da jovem Amanda, de 10 anos, que perdeu um ente querido. Porém, os amigos invisíveis desaparecem quando os seres humanos que os criaram os esquecem – e quando o garoto de repente se vê sozinho e sem esperanças, ele embarca em uma jornada emocionante para ver Amanda uma última vez antes que a menina o esqueça para sempre.
Com um humor terno e personagens cativantes, este adorável filme de animação oscila entre um conto épico para crianças e um drama melancólico para adultos. O roteiro aborda a inevitabilidade da passagem do tempo, o luto e a imaginação como meio de sobrevivência após um choque traumático, sendo uma reflexão inteligente sobre a passagem da infância para a vida adulta, para a qual você pode precisar de alguns lenços de papel.
A influência do Studio Ghibli
Dirigido por um veterano do Ghibli, O Imaginário se beneficia de todas as qualidades de um longa-metragem de Hayao Miyazaki. Momose Yoshiyuki foi um dos principais animadores do famoso estúdio japonês, tendo trabalhado nos filmes Porco Rosso: O Último Herói Romântico, Sussurros no Coração e A Viagem de Chihiro. Sua experiência é refletida nesse novo filme, que é um tributo e uma inspiração ao seu antigo mentor vencedor do Oscar.
Com uma história poética, um mundo rico em magia e criaturas estranhas, e uma animação encantadora do Studio Ponoc, o filme se assemelha a uma produção do Ghibli em todos os sentidos. Destaca-se especialmente o estilo de desenho 2D, que lembra os filmes de animação da época, longe da nova tendência de CGI, que conquistou a aprovação unânime dos fãs do gênero.
Apresentado em competição no 48º Festival de Cinema de Animação de Annecy em junho deste ano, O Imaginário conquistou grande parte do público. “Um feito de animação de tirar o fôlego com uma história poderosa que o torna um clássico de uma geração em formação”, escreveu o veículo de mídia americano SlashFilm.
Depois de conquistar o público japonês e os espectadores do festival de Annecy, O Imaginário já está disponível na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!