Minha conta
    “Havia tanta maldade no filme”: Michelle Pfeiffer rejeitou um dos melhores suspenses de todos os tempos por medo
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Michelle Pfeiffer estrelou vários filmes clássicos. No entanto, ela recusou uma obra-prima do suspense que ganhou cinco Oscars e se arrependeu por um motivo em particular.

    Depois de sua descoberta internacional ao lado de Al Pacino em Scarface em 1983, a filmografia de Michelle Pfeiffer incluiu um clássico após o outro: da comédia de ação de John Landis, Um Romance Muito Perigoso; ao romance de fantasia, O Feitiço de Áquila; para As Bruxas de Eastwick.

    Ligações Perigosas finalmente lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar em 1988, enquanto De Caso com a Máfia no mesmo ano foi, na melhor das hipóteses, um sucesso moderado no cinema, mas Pfeiffer chamou a atenção de Martin Scorsese, que a escalou para seu drama de fantasia, A Época da Inocência.

    No streaming: Sequência de um sucesso de fantasia de 750 milhões que, em breve, continuará com uma mega estrela

    Além disso, o diretor de De Caso com a Máfia, Jonathan Demme, ficou tão entusiasmado com a jovem de 30 anos que prontamente lhe ofereceu o papel principal em seu próximo projeto: O Silêncio dos Inocentes.

    É por isso que Michelle Pfeiffer tinha medo de O Silêncio dos Inocentes

    Mas, como Pfeiffer admitiu em entrevista à New Yorker, o roteiro da adaptação de Thomas Harris a deixou bastante desconfortável, então ela acabou recusando:

    “Fiquei com muito medo durante O Silêncio dos Inocentes”, diz a estrela de Homem-Formiga e Vespa. “Havia tanta maldade no filme. Meu maior arrependimento pela minha decisão é ter perdido a oportunidade de fazer outro filme com Jonathan [Demme]. Foi só que o mal venceu no final, que prevaleceu no final do filme. Não me senti confortável com esse desfecho. Eu não queria divulgar isso para o mundo.”

    Pfeiffer abriu assim caminho para Jodie Foster. Como a agente do FBI, Clarice Starling, que cai sob o feitiço do serial killer canibal, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), a atriz de O Quarto do Pânico desempenhou talvez seu papel mais famoso, pelo qual ela – assim como Hopkins – ganhou um Oscar.

    Orion Pictures
    O Silêncio dos Inocentes

    Além disso, O Silêncio dos Inocentes também foi indicado nas outras três categorias mais importantes, tornando-se apenas o terceiro filme na época a vencer o Oscar nos chamados Big Five – que, além dos dois principais prêmios de atuação, também incluíram Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Filme. Dado que o suspense psicológico com elementos de terror é um longa de gênero, isso é ainda mais notável.

    Com pontuação perfeita, um dos melhores thrillers dos anos 90 finalmente encontrou seu sucessor?

    Michelle Pfeiffer ainda está de luto pela morte de Jonathan Demme

    O Silêncio dos Inocentes fez história no cinema, mas na época Pfeiffer simplesmente tinha muito respeito pelos abismos que se abriam na história – mesmo que isso significasse não estar na frente das câmeras uma segunda vez com Jonathan Demme, que morreu em 2017:

    “É tão triste para mim que ele não esteja mais conosco”, disse a atriz de Batman - O Retorno ao New Yorker. “Em primeiro lugar, ele era simplesmente a pessoa mais legal. Ele era tão engraçado e tão fácil de fazer rir ao mesmo tempo, então nós apenas ríamos o tempo todo.”

    Orion Pictures
    Michelle Pfeiffer em De Caso com a Máfia

    Tom Hanks recebeu seu primeiro Oscar por outro filme de Jonathan Demme. Você sabe como ele usou seu discurso de agradecimento para se vingar de seu colega Denzel Washington?

    O Silêncio dos Inocentes
    O Silêncio dos Inocentes
    Data de lançamento 17 de maio de 1991 | 1h 58min
    Criador(es): Jonathan Demme
    Com Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top