Ridley Scott é o diretor de alguns dos filmes que marcaram um antes e um depois na história do cinema. Os destaques incluem Alien, o 8º Passageiro (1979), Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) e Gladiador (2000). Todos esses títulos se tornaram franquias, mas Scott só teve a oportunidade de dirigir o segundo filme de um deles.
Gladiador 2 chega aos cinemas em breve, dando ao diretor a satisfação que ele não pôde ter com as sequências Aliens, o Resgate (1986) e Blade Runner 2049 (2017). Ele lamenta não ter conseguido dirigir as duas referidas continuações, conforme contou à Variety:
"Eu deveria ter feito sequências de Alien e Blade Runner. Você muda ao longo dos anos. Na época, eu não queria passar por isso de novo. Depois apareceu James Cameron e depois David Fincher."
Como ele bem ressalta, James Cameron ficou encarregado de dirigir Aliens, o Resgate e David Fincher fez o mesmo com Alien 3 (1992). Somente em 2012 que Scott teve a oportunidade de retornar à saga com Prometheus. Infelizmente, também nessa época, começaram as conversas sobre fazer uma sequência de Blade Runner.
Blade Runner 2049 trouxe Denis Villeneuve para trás das câmeras. "Eu me arrependi, embora ele tenha feito um ótimo trabalho", disse Ridley Scott sobre o diretor de Duna. Villeneuve também falou sobre o que significou para ele dirigir a sequência do que é considerado uma obra-prima da ficção científica.
Villeneuve disse ao The Hollywood Reporter que Blade Runner 2049 foi "de longe um dos projetos mais difíceis". "Por que eu fiz isso?" o cineasta se perguntou, concluindo que filme foi a primeira vez que ele se deparou com a entrada em um mundo com um cânone já estabelecido.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!