Olhando para trás, é difícil imaginar que, quando o diretor Robert Zemeckis e seu co-roteirista Bob Gale estavam procurando patrocinadores para De Volta para o Futuro, vários grandes estúdios inicialmente os recusaram. Foi principalmente graças a Steven Spielberg que a comédia de viagem no tempo conseguiu entrar para a história dos sucessos de bilheteria em grande escala.
O criador de E.T. - O Extraterrestre não apenas já havia trabalhado com Zemeckis e Gale na comédia sobre a Segunda Guerra Mundial 1941 - Uma Guerra Muito Louca, mas também reconheceu o potencial do filme e fez campanha pessoalmente para que um grande estúdio, a Universal, apostasse no projeto.
Hoje, De Volta para o Futuro é provavelmente uma das primeiras obras cinematográficas que vêm à mente quando se trata dos maiores filmes cult dos anos 1980 – e não apenas porque deixou a concorrência de bilheteria para trás na época e se tornou o filme mais rentável de 1985.
O filme, no qual Marty McFly (Michael J. Fox), de 17 anos, viaja para a década de 1950 com a ajuda do excêntrico cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) e de um DeLorean DMC-12 convertido em máquina do tempo (e quase impede seu próprio nascimento como resultado), ainda hoje surpreende com seus brilhantes efeitos especiais e um caminhão cheio de ideias originais para o roteiro.
Embora De Volta para o Futuro seja considerado por muitos fãs como o melhor filme sobre o assunto, é claro que antes dele houve filmes e séries que tratavam de viagens no tempo e seus paradoxos. Nos créditos finais de sua obra-prima, Zemeckis e Gale até esconderam uma pequena pista de onde tiraram sua inspiração.
Peabody e Sherman eram dois personagens populares de desenho animado apresentados em 1959 na série infantil The Adventures of Rocky and Bullwinkle and Friends. O beagle inteligente e seu filho humano adotado viajaram no tempo muito antes de Marty McFly e Doc Brown, influenciando o curso da história humana. Portanto, é claro que não é coincidência o fato de Marty acabar na fazenda Peabody quando chega em 1955, onde um garoto inicialmente o confunde com um alienígena.
Embora o menino em questão permaneça sem nome no filme, o personagem nos créditos finais tem um nome: Sherman Peabody. Uma pequena e bem escondida declaração de amor a uma série à qual De Volta para o Futuro obviamente deve muito.
A propósito, As Aventuras de Peabody & Sherman também conquistou a tela do cinema em 2014 e, com uma bilheteria de 275,7 milhões de dólares, também foi um grande sucesso.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!