Woo-Ping Yuen ainda é considerado um dos maiores cineastas do cinema de artes marciais. Não temos apenas a agradecer ao agora com 79 anos pelas coreografias de luta únicas em filmes como Kill Bill, O Tigre e o Dragão e a franquia Matrix, mas sobretudo por alguns dos maiores clássicos do gênero. Além do lendário longa dos anos 90, Mestre Kam: A Lenda (com Donnie Yen, entre outros), ele é conhecido principalmente por suas primeiras produções, pois foram elas que ajudaram a superestrela Jackie Chan a alcançar seu estrelato.
Em 1978, a dupla filmou dois longas em um curtíssimo espaço de tempo, que ainda são imperdíveis para todos os fãs de artes marciais quatro décadas depois: Punhos de Serpente e O Mestre Invencível, disponível para aluguel e compra no Prime Video.
O Mestre Invencível: Não poderia ser mais icônico
O Mestre Invencível é imperdível para todos os fãs de artes marciais. Os apreciadores do gênero deveriam assistir a primeira aparição de Jackie Chan, talvez em seu papel mais famoso, como um bêbado que deixa os punhos voarem pelo menos uma vez na vida - mesmo que provavelmente não continue assim no final. Você simplesmente não se cansa das lutas, que são tão divertidas quanto habilmente encenadas.
Para assistir online: Esqueça Projeto Extração, este é o melhor filme de Jackie Chan em anosO filme pode ser um dos primeiros trabalhos de Chan e Yuen, mas mostra maravilhosamente por que os dois acabaram sendo um dos poucos grandes nomes do cinema de Hong Kong a alcançar fama mundial: pois são verdadeiros mestres quando se trata de não apenas reconciliar comédia situacional e conhecimento de ação, mas realmente fundi-los.
Jackie Chan já provou ser uma figura popular naquela época - quando ele se atormentou em sessões de treinamento difíceis e criativas, abriu caminho através de hordas de oponentes e, acima de tudo, na interação com seu mestre alcoólatra (Siu Tien Yuen), provavelmente um dos bêbados mais famosos da história do cinema. Pelo menos tão criativo, mas não tão contundente quanto a ação brutal em destaques posteriores de Chan, como Police Story, fica mais claro do que nunca nas lutas de onde o ator realmente vem.
As lutas extensas, ensaiadas nos mínimos detalhes, dão a impressão de uma dança e nunca sugerem que o objetivo seja realmente machucar (ou mesmo matar) a outra pessoa. Desde cedo, Chan gostou do famoso treinamento da Escola de Ópera de Pequim, onde é exatamente isso que você aprende.
Ele enfrentou Vin Diesel e Jackie Chan: Aos 60 anos, esse astro de ação terá seu próprio filme no universo de John WickUma mudança só ocorreu com seus filmes nas décadas de 80 e 90, em que as coisas eram muito mais difíceis, por exemplo, quando Jackie Chan enfrentou mestres de artes marciais de todo o mundo, como Benny “The Jet” Urquidez (inclusive em Dragões Para Sempre) e Richard Norton (em Mr. Nice Guy - Bom de Briga).
Talvez ainda melhor: A Lenda do Mestre Invencível 2
No auge de sua carreira, Chan até assumiu o papel de Wong Fei Hung novamente em 1994 e nos deu talvez seu melhor filme de todos os tempos com A Lenda do Mestre Invencível 2. Até hoje, os longas de artes marciais têm que ser comparados com as cenas de ação incrivelmente variadas, elaboradas e realmente esmagadoras, que também estão disponíveis em mídia física.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!